Outros

O que fazer em La Coruña, na Espanha

Olá, meninas! Tudo bem?
Hoje quero falar de uma cidade que não é muito conhecida pelos turistas brasileiros, mas que me ganhou o meu coração. La Coruña ou A Coruña, como falam os galegos, ou ainda Corunha, como vocês podem encontrar por aí, é uma cidade costeira localizada em uma península rochosa no noroeste da Espanha. Capital da província de A Coruña, a cidade é uma das mais atraentes da Galícia. La Coruña foi fundada há oito séculos e tem uma história muito importante. De lá saíram os milhares de galegos rumo à América, entre os séculos XIX e XX, pelo porto mais importante da Espanha. De lá saiu também a maior expedição filantrópica da história, que levou a vacina contra a varíola para todo o mundo.

 

LaCoruna1
La Coruña fica a 77 quilômetros ao norte de Santiago de Compostela e dá pra ir de uma cidade a outra em meia horinha de trem. É um lugar cheio de surpresas, com uma vida cultural agitada e muita boemia. Além de ser um destino praiano maravilhoso: a cidade fica na esquina do Oceânico Cantábrico com o Oceano Atlântico e tem uma das orlas mais longas de toda a Europa. Mas este não é um destino turístico lotado como o Mediterrâneo ou as cidades da costa do sul da Espanha.
Se vocês gostam de acordar cedo, podem assistir a um dos eventos mais curiosos da cidade: a chegada dos barcos com peixe fresco e o leilão das capturas de pesca. Os participantes do leilão se comunicam com movimentos rápidos de mão e falam tão rápido que parece impossível que eles entendam um ao outro. Aliás, a Galícia é o estado dos frutos do mar. Aproveitem para comer polvo e marisco porque os pratos são maravilhosos!

 

 

 

LaCoruna2
Para conhecer a cidade, vocês podem começar pela nova avenida à beira-mar. O Paseo Marítimo passa pelas Playa delOrzán e Riazor Playa e vocês podem aproveitar a parada em Orzán para visitar o Museu Domus ou a Casa del Hombre, um museu que combina Antropologia, História Natural e da Ciência, com exposições interativas interessantes.

 

 

LaCoruna3
O que vocês não podem deixar de visitar é a famosa Torre de Hércules, um farol que está em operação contínua há quase 2.000 anos. Isso faz dele o farol em funcionamento mais antigo do mundo e foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Para chegar ao topo, vocês precisarão subir 239 degraus (aff!), mas a vista que vocês terão da cidade valerá qualquer esforço.
Outro marco importante de La Coruña é o Castelo de San Antón, uma fortaleza que data do século XIV e está localizada em uma pequena ilha, artificialmente ligada ao continente. O outro castelo da cidade, Castillo de San Diego, abriga o Museu Arqueológico de La Coruña. Ele fica no lado oposto da baía e, assim como o Castelo de San Antón, servia para proteger a entrada do porto.
Passeiem pela Cidade Vella (Cidade Velha), visitando seus monumentos e praças. Vocês podem parar para um drinque em La Marina ou na Plaza María Pita e experimentar alguns dos deliciosos “tapas” (pequenas porções de comida servida nos bares de toda a Espanha). Eu, particularmente, não recomendo comer na Plaza María Pita porque, como ali é um dos pontos turísticos mais importantes da cidade, vocês pagarão mais caro por menos. Ao redor do centrinho há bares e restaurantes mais legais.

 

LaCoruna4
Outros lugares bacanas que vocês podem visitar são La Casa de los Peces (A Casa dos Peixes), um aquário com mais de 300 espécies, e as belas igrejas de Santiago e San Jorge.
O Teleférico del Monte de San Pedro também é imperdível: um elevador panorâmico localizado em um dos pontos mais altos da cidade, o Monte San Pedro. A cada meia hora a cápsula de vidro esférico leva as pessoas acima e abaixo do monte, revelando a beleza da paisagem dramática de La Coruña.
No verão, o sol se põe super tarde na Galícia – lá pelas 23h e, às vezes, até mais tarde. Então, dá pra curtir muito o dia. E assistir o por do sol em uma das praias é um espetáculo à parte. Quando anoitecer, vocês perceberão que, assim como quase todas as cidades espanholas, La Coruña tem uma vida noturna bem agitada. Nas ruas estreitas do bairro Pescadería vocês encontrarão centenas de bares para desfrutar de um vinho local.
Beijos, meninas!
Boa viagem e até a próxima semana!

 

Acompanhe o trabalho da Luciana Sabbag
BlogInstagramFacebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *