Planetas dos Macacos – A Origem
Gênero: ficção científica/ Censura: 14 anos / Atores: James Franco, Andy Serkis, Hohn Lithgow, Tom felton.
Quem não se lembra dos famosos filmes "Planeta dos Macacos" em que os atores usavam máscaras com expressões engraçadas e marcantes?!
Esse novo filme, vem com nova tecnologia (muito interessante, por sinal) e nos mostra os macacos com uma expressão tão real e assustadoramente humana! O novo filme se passa antes da história já conhecida sobre o domínio dos símios na Terra, mas não possui exatamente conexão com ela.
San Francisco. Will Rodman (James Franco – ACHO ELE TÃO LINDO!!!) é um cientista que trabalha em um laboratório onde são realizadas experiências com macacos. Ele está interessado em descobrir novos medicamentos para a cura do mal de Alzheimer, já que seu pai, Charles (John Lithgow), sofre da doença. Porém, sua pesquisa é cancelada. Will não desiste e leva (literalmente) trabalho para casa. Algumas amostras do medicamento, aplicando-as no próprio pai, e também um filhote de macaco de uma das cobaias do laboratório. Logo, Charles não apenas se recupera como tem a memória melhorada, graças ao medicamento. Já o filhote, que recebe o nome de César, demonstra ter inteligência fora do comum, já que recebeu geneticamente os medicamentos aplicados na mãe.
O trio leva uma vida tranquila, até que, anos mais tarde, o remédio para de funcionar em Charles e, em uma tentativa de defendê-lo, César ataca um vizinho. O macaco é então engaiolado, onde passa a ter contato com outros símios e, cada vez mais, se revolta com a situação. É inclusive capaz de se comunicar com os humanos, absorvendo conhecimento e – principalmente – sentimentos.
As precárias condições e os maus tratos recebidos fazem com que, aos poucos, se revolte. É o início da revolução, que nasce apenas com o intuito de viver em paz. Pode-se dizer que os macacos apenas querem para si os mesmos conceitos básicos aplicados à humanidade, que lhe garante liberdade, respeito e livre arbítrio. Passamos a ver, então, César negando seu apego a humanos. Podemos perceber esse conflito da humanidade presente em César, quando ele pergunta para seu dono após um passeio: "O que é César?". Uma pergunta muito bem lançada e colocada.
Há quem diga que o filme não tem muitas cenas de ação. Mas, sem dúvidas, mesmo com essas "poucas cenas" de ação (porém muito bem realizadas), o longa já dá um banho em muitos filmes do gênero. Mas nem por isso, a história deixa de ser bem contada e tocante. Interessante ver a história por outro lado. Nos outros filmes, os humanos eram os dominados e vistos como intrusos. Agora, vemos um outro ser vivo tão ou até mais inteligente coexistindo com os humanos.
Fiquei impressionada com a computação gráfica e a postura e o olhar de César (chega a assustar de tão penetrante). Suspense do início ao fim! Recomendo! Deu saudade de rever os filmes antigos com Cornelius, Urko, Dr. Zaius, Zira…Ah.. e para quem é fã de Harry Potter, vai poder matar um pouquinho a saudade do lindinhoooooo do Tom Felton (Dodge Landon).
*Curiosidades:
– Robert Rodriguez, Kathryn Bigelow e Thomas Alfredson receberam propostas para dirigir O Planeta dos Macacos – A Origem. Todos recusaram;
– A história de O Planeta dos Macacos – A Origem se passa antes à exibida em "O Planeta dos Macacos" (1968) e em sua refilmagem, "Planeta dos Macacos" (2001);
– Foram realizadas quatro continuações para o filme original: De Volta ao Planeta dos Macacos (1970), Fuga do Planeta dos Macacos (1971), A Conquista do Planeta dos Macacos (1972) e A Batalha do Planeta dos Macacos (1973);
– A bela Freida Pinto que fez "Quem quer ser um Milionário?" também faz parte do elenco;
– Este é o segundo filme em que Andy Serkis empresta seus movimentos a um macaco, sendo a primeira em 'King Kong' de 2005;
– Em uma cena, César está montando um quebra-cabeças da Estátua da Liberdade, em referência ao fim do Planeta dos Macacos original;
– Não saia antes dos créditos finais: tem uma cena adicional.
*Vídeo: veja aqui
Bom Filme meninas =*
30 Comentários
Maria Eduarda
Lu , menina voce me assustou com essa imagem !
CREDOO , kkk
Bom filme para quem gosta !
Cristina
Excelente!! Eu recomendo vi no sábado! Beijim Cris
http://crixnails.blogspot.com
Roberta
Nooossa, esse filme é muuito “loco”; D+ … vi ele ontem e adoreeeei !
Em relação ao “- Não saia antes dos créditos finais: tem uma cena adicional.” : quando começou as “letrinhas” subirem, o povo já foi levantando… aí logo passa a cena, e as pessoas ficaram lá em pé assistindo kkkkkk
Mas enfim, esse filme eu recomendo demaaais :D
ps.: a parte do “Nããão” [se é que me entendem (quem já viu // pra ñ estragar a surpresa rsrs)] foi sinistraaa !!!
Marilia Alice
Esse eu não perco por nada no mundo!! rsrsrsrs
Tenho certeza que vou gostar! =P
Detalhe: se não fosse a Dri eu ia perder a cena extra, pq normalmente qdo aparece a primeira letrinha ja estou lá na porta hahahaha
Vlw!
Nina
Que linda a história tenho a impressão que vou chorrar.
=***DRY
Carol
muuuuuuuuuuuuuuuuuito bom esse filme gente!!! eu chorei demais :/
Paola
Quero mto assistir este, mas ainda não tive tempo.
Sou mega apaixonada por cinema e pelos comentários, este filme parece ser bom mesmo.
;**
Aêssa
Vi o trailler desse filme e parece ser muitooo bom.
Assim que der um tempinho vou assistir.
mega bjo
Natalia b
nossa a maioria dos filmes sao 4 estrelas…vcs analizam mesmo?
Luiza Gomes respondeu:
natalia, aqui nao somos criticas de filmes, esse papel mais sério deixamos para os sites especializados no assunto, porém ja tivemos filmes com 3 estrelas, e se nao engano até 2….o critério de avaliação é da Dry, baseado no que ela viu e achou do filme…
A inteção do post é mostrar os lançamentos de uma maneira mais pessoal…
Carol
Bom..eu lembro que qdo criança detestava os tais macacos dos filmes anteriores..kkkkk..mas esse faço questão de ver..primeiro pq parece legal mesmo e depois..James Franco *______* ai ai…
Drielle
O filme é ótimo!! Vi ontem!! Realmente uma ótima dica de filme! Como todos que a Dry dá por aqui!
Eliane
Cá entre nós…o James Franco é tudo de bom! =D
Carla
Nossa, quanto tempo que eu não via um post sobre cinema… estava com saudades!!!! Adoro!!! Bjusss
Luiza Gomes respondeu:
tb adorooooooo os posts da Dry Carla!!!! *-*
Pâm
Nossa…assisti e adorei!!Muito bom!!!
Oneida
A sinopse de vocês contém um pequeno erro, o James Franco não aplica o medicamento no pequeno macaco, ele simplesmente leva o pequeno macaco que acabo de ficar órfão para casa, e percebe que o macaco absorveu o medicamento através de sua mãe, demostrando assim inteligência acima do comum para símios.
Luiza Gomes respondeu:
Olhei novamente a sinopse e vi que eu não tinha visto o final dela, eu estava errada, desculpe?!
Ana Cardoo
Ainda não vi o filme… to querendo ver…. te conto o q achei depois…
bjim
Moísa Vilas Boas
Lu, eu adoro ver as resenhas dos filmes, pq adoro filmes e 70% do meu final de semana é dedicado a isso. Mas tem uma coisa que me incomoda um pouco ao ler as resenhas feitas pela Dry: Eu acho (uma opinião minha) que a resenha fica muito confusa, poderia ser mais clara. Ja reparei como disse a Oneida, erros na sinopse, não só nesse filme, mas em outros também, e erros na maioria das vezes banais, como da cronologia do filme.
A maioria das sinopses eu leio após ver o filme, acredito que por esse motivo eu veja a resenha um pouco confusa. Pq ao ler, vem aquela frase na cabeça “Mas não foi desse jeito”.
Sei que é uma visão pessoal da Dry, mas na minha opinião poderia ser mais claro.
Espero que não leve a mal essa minha “critica”, como uma leitora fã, eu só espero que o blog esteja a cada dia muito melhor.
Beijos
Luiza Gomes respondeu:
Oi Moisa, toda sugestao, quando vinda assim como a sua, com educaçao é mtoooo bem vinda!!! Vamos analisar com carinho seu comentario, ta?!
Beijo
Dry di Moraes
Olá Oneida! Obrigada pelo comentário! Deslize e falta de atenção de minha parte! ;) Desculpe.
Bjão
Dry
Flavianna
Saudades de vc Dry…………….
@mayespindula
Assisti nesse fds. Gostei bastante, e quanto a parte das cenas de ação, de fato não foram muitas, mas foi td muito bom. A história foi bem contada e envolveude verdade, eu loKa chorei váárias vezes. Ngm merece
kkkk
bjos meninas!!
Ilana
Tbm acho o James Franco lindooooooooooooooooo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Rachel Boucher
Luiza, adoro quando vc dá dicas de filmes, acho super bacana, mas notei que vc ainda usa, erroneamente, o termo “censura” para falar sobre a Classificação Indicativa dos filmes.
A censura acabou há alguns anos, não é? Embora, muitas vezes sintamos os resquícios deixados por ela.
O termo correto a ser utilizado nos dias de hoje é Classificação indicativa que, como diz o nome eles classificam com a idade mais “indicada” para assistir à obra. Em tempos de censura, o lance era de proibição mesmo, por exemplo, neguinho menor de 14 anos, já mais assistiria a um filme que não fosse adequado à idade dele. Hoje não é bem assim, o filme classificado como inadequado para menores de 14 anos poderá ser visto por esse menor se ele estiver acompanhado dos pais ou responsáveis, visto que o trabalho do Ministério da Justiça é o de apenas indicar quais obras são mais ou menos indicadas para cada faixa etária. Com exceção dos filmes inadequados para menores de 18 anos (esses TEM QUE TER A IDADE CORRETA), as demais classificações permitem que a criança e/ou adolescente acompanhado dos pais ou responsáveis, assistam se não todas, pelo menos boa parte das obras que não estejam de acordo com a faixa etária deles.
Não estou aqui para dizer como vc deve se portar no seu blog, de modo algum, mas tão somente compartilhar o conhecimento. Quem já trabalhou na Classificação Indicativa (como é o meu caso) sente até uma dorzinha no coração quando vê/lê/ouve alguém falar em censura (dependendo da ocasião, certamente). hehehehe
O blog continua lindo, como sempre.
Um beijo
Luiza Gomes respondeu:
Oi Rachel, sabe que nunca tinha reparado nisso, realmente o termo “classificação” é o que se encaixa no que queremos passar.
Os posts sobre filmes sao todos escritos pela Dry e assim como eu deixou passar essa troca…vamos ficar atentas para os proximos posts.
Bjus
Carol Carvalho
Lu e Dry eu assisti ao filme e AMEI! É muito bom. Confesso que chorei em algumas partes rs. O James é lindo e adoro os filmes com ele. Valeu pela dica meninas. Beeeijos. PS: depois do filme quero um macaco! Manhêêê!!! HAHAHAHAHA =*
Dry di Moraes
Oi meninas!!!!
Também sinto falta de postar mais.. Mas ando tão sem tempo.
Li todos os comentários, dicas, sugestões e anotei tudo!
Essa troca é muito boa, pois aprender e melhorar nunca é d+ né?
Vou fazer o possível para melhorar e escrever cada vez melhor para vcs que são tão queridas. Obrigada mesmo.
Beijo com carinho.
Dry =*
Thamiris
O filme é ótimo, assisti hoje e adorei ! Agora, claro que todos não são obrigados a gostar, mas não entendi, se a Dry gostou, por que ela deu 4 estrelinhas, não deveria deixar de ser cinco estrelinha paras ser qautro, afinal, nunca vi dando cinco estrelinhas. Meninas, não estou criticando, apenas fiquei curiosa, mas adoro o blog e sempre acompanho ! Beijos ;*