Outros

Decorando o cantinho da TV

Esse cantinho da casa deve ser bem pensando para ser mais aconchegante que os demais, afinal, é aqui que você vai relaxar e receber as visitas!
É importante que haja harmonia entre os móveis e o espaço, de forma que o ambiente seja bem aproveitado, nada deve impedir a passagem.

 

decoraçao,tv,saladetv,decorar

Hoje vamos falar mais especificamente da estrela desse cômodo, a televisão!
Com a evolução da tecnologia e as TVs cada vez mais finas, tornaram-se objetos de destaque, principalmente quando presas na parede com painéis desenhados para emoldurá-las.

 

decoraçao,tv,saladetv,decorar

Porém, um erro muito comum é comprar uma TV grande demais para o tamanho da sala. Se a distância entre o espectador e a TV for pequena, mas a TV for grande demais, a imagem não terá uma boa definição, principalmente se ela não for full HD. A regrinha básica para que isso não aconteça é essa:
Para TV em HD (720p) – Distância da TV (em metros) X 18
Para TV em Full HD (1080p) – Distância da TV (em metros) X 21

 

Por exemplo, para um espaço de 2m, a TV HD deve ser de até 36”. Se for TV Full HD pode ser até 42”, pois a resolução dela é melhor, não fica aqueles pixels (quadradinhos que formam a imagem).
Além dessa distância também é importante medir a altura em que o aparelho vai ser colocado. Geralmente os racks já vêm na altura ideal, mas claro, tudo depende do tamanho da sua TV e da distância que ela vai estar. Caso você for coloca-la em painel tire as medidas antes. O centro dela deve ser aproximadamente 1,20m em relação ao chão. Esta altura proporciona conforto, pois fica na altura dos olhos de quem está sentado no sofá.

decoraçao,tv,saladetv,decorar

Outra dica importante é observar onde você vai posicionar a TV. Não coloque-a em frente à janelas, ou qualquer lugar onde tenha muita entrada de luz, pois isso causará reflexos do sol na TV. Se não tiver outro jeito, use uma cortina ou persiana que bloqueia a entrada de luz.

 

 

Painel
O painel é uma ótima solução para substituir estantes, pois além de não ocupar espaço, ainda tem a vantagem de esconder toda fiação. Além disso, deixam o ambiente mais organizado, bonito e moderno.
O painel ainda causa uma ilusão de que sua TV é maior, assim se você não tem condições de comprar uma grande, ou seu espaço não permite isso, terá a sensação de que ela é maior!
Os painéis de MDF são ótimas opções, além de ser elegante, são fáceis de limpar.

 

decoraçao,tv,saladetv,decorar

decoraçao,tv,saladetv,decorar

 

Se a grana estiver curta para um de MDF, use papel de parede ou papel adesivo de fundo (aqui é necessário tomar cuidado com a quantidade de informações e cores para não atrapalhar a visão enquanto estiver assistindo a TV, no tópico das TVs apoiadas falo mais sobre isso). Você também pode acrescentar prateleiras ou nichos acima ou/e abaixo da TV, criando um painel improvisado. Elas também ajudam a organizar livros, DVDs e objetos decorativos.

 

decoraçao,tv,saladetv,decorar
decoraçao,tv,saladetv,decorar
decoraçao,tv,saladetv,decorar

 

Um item interessante para colocar próximo ao painel é a iluminação de focos diversos. Colocando-as indiretamente para cima, ou iluminando atrás da TV, cria um ambiente íntimo e aconchegante para umas noites de filme com a família.
Você também pode direciona-la a objetos de destaque que ficam nas prateleiras ou em outros móveis da sala, mas cuidado para não posicionar a luz em direção a TV, pois provocará reflexos e perderá a função de destaque.

 

decoraçao,tv,saladetv,decorar

 

Uma outra solução para substituir o painel, é formar uma moldura em volta da TV, deixando ela enquadrada. Fica bem original!

 

decoraçao,tv,saladetv,decorar

 

Se seu espaço é pequeno, você pode partilhar a área de TV com o escritório aproveitando o mesmo móvel e a decoração.

 

 

decoraçao,tv,saladetv,decorar

 

TV apoiada
Se você optar por usar um rack, escolha um com menor profundidade, assim ganhará mais espaço na sala.
Uma ótima maneira de aproveitar bem os espaços é escolher móveis planejados, mas pense que você provavelmente não poderá muda-los de lugar.

 

decoraçao,tv,saladetv,decorar
decoraçao,tv,saladetv,decorar

 

Nada te impede de decorar a parede atrás da TV, mas cuidado com o exagero, muitas cores e informações podem gerar um cansaço visual.

 

decoraçao,tv,saladetv,decorar

decoraçao,tv,saladetv,decorar

 

A parede que fica atrás do sofá é o melhor lugar para colocar texturas, quadros , etc.

 

decoraçao,tv,saladetv,decorar

 

Você também pode reaproveitar objetos economizando e criando algo único para seu espaço. Seja apoiada ou em painel, que tal usar caixotes de feira?

 

decoraçao,tv,saladetv,decorar
decoraçao,tv,saladetv,decorar

 

TV giratória e de canto
Se o formato da sala não permite uma boa visibilidade da TV considerando a posição do sofá, você pode usar um suporte articulado ou tubular e usa-la inclinada.

 

decoraçao,tv,saladetv,decorar

 

Usando um painel giratório ou suporte tubular, você também tem a possibilidade de compartilhar a mesma TV em mais de um ambiente de forma alternada.

 

decoraçao,tv,saladetv,decorar

 

No quarto
Agora, se você também tem uma TV no quarto, ao invés de usar só um painel, você pode aproveitar o espaço do guarda-roupa para embuti-la, assim você aproveita todo o espaço.
Ela também pode ficar escondida dentro do armário e ser exibida só quando desejado.

 

decoraçao,tv,saladetv,decorar
decoraçao,tv,saladetv,decorar

 

Seja para assistir filmes, ou suas séries favoritas, seguindo essas orientações, seus momentos de lazer ficarão ainda melhores!

Um grande beijo,
Carla Carvalho

Instagram : https://instagram.com/blognamedida

Face : https://www.facebook.com/blognamedida

Site: http://www.carlanamedida.blogspot.pt/

Posts sobre decoração, organização, dicas e inspirações para deixar sua casa mais bonita.

3 Comentários

  • kamile

    Verdade Lú, creio que esse ano de 2016 será de grandes conquistas para todos nós. Que tal Lú voltar a fazer aquele post que era tipo um desabafo sobre vários temas ( eu não sei se era você que fazia, rsrs) mais eu gostava!
    Beijos :)

    Luiza Gomes respondeu:

    Oi Kamile,

    se Deus quiser esse será o ANO :)

    era a Catarina que escrevia o Entre Elas, vou pensar a respeito do seu pedido!! :)
    Bjao

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *