Eucapricho,  Hora da Fome,  Receitas

A volta do Bolo de Caneca :p

Eu fico revoltada com algumas coisas!!!

Vocês devem lembrar do bolo de caneca que eu postei aqui, que por sinal fez o maior sucesso.

Eu mesma fiz a receita em casa, assim como muitas de vocês, e a receita deu SUPER certo, nada da massa “embatumar”, receita rápida, prática e fácil de fazer.

Navegando pelo site da Ana Maria Braga, me deparo com a MESMA receita, ai pensei, a Ana Maria para fazer essa receita no programa, com certeza deve ter procurado o autor, e foi só assistir ao video onde ela ensina a preparar o bolo de caneca que, a cada minuto tive uma decepção maior com ela e com a produção.

Primeiro, ela inventou uma desculpa falando que achou a receita em vários sites da internet (nada de créditos nem para o autor da receita e nem para os sites onde ela pegou a receita) e depois ela começou a criticar a receita original falando que “embatumava” que a massa não ficava fofa.

Resumindo eles deram um jeito de refazer a receita, mudaram um ou dois ingredientes e pronto criaram a receita perfeita.

Não gosto deste tipo de atitudes, querer ter méritos a custas dos outros, sempre que posto algo aqui faço questão de creditar o autor, agora vem os espertinhos e se apropriam das idéias dos outros e ainda por cima falam mal!!

Não sei se eles viram a receita aqui, como nos comentários (comentário 22) do post do bolo uma leitora disse que a Ana Maria havia comentado sobre o bolo um dia depois que eu postei, mas espero que eles sejam menos “cara de pau” ao pegar as idéias alheias e não dar os merecidos créditos para as fontes e para o autor.

Não custava nada falar parabéns ao “Fulano de tal” criador da receita e ao blog/site tal onde pegamos a receita!!

Pronto falei!!

Chega de cópias!! Não é a primeira vez que fazem isso!

A receita original é do site Comes & Bebes.

Update: Obrigada pessoal dos comentários por me corrigir, a receita original é do site Bem Comer.

Para conferir a cópia descarada, clique aqui.

Update: Não tenho nada contra a própria Ana Maria, muito menos contra o programa, como o Caio falou nos comentários, a culpa disso tudo é de quem pesquisa as pautas para o programa.

Criou o EuCapricho.com em Agosto de 2007 para compartilhar dicas de moda e beleza.

39 Comentários

  • Caio

    isso ae amor, claro que a Ana Maria nao tem nada a ver com isso, mas a pessoa que pesquisa as coisas para ela não tem um pingo de respeito pelas fontes.

  • Mazinha

    Puuuuutzzzzzzz
    Não é a primeira vez q eu vejo vc reclamando que copiaram seus posts…q cara de pau!!!!
    Mas Luiza…não fica brava não, olha como seu blog é bom e popular! Até a Rede Globo tá te copiando..rs

  • Luiza Gomes - Eu capricho

    Eduardoooo ixiiii ja to vendo tdoooo pelo jeito tem pessoas na globo que adoram passear pelos blogs hein!!!!

    somos poderosos!! aiuhauahua

    Bjusss

  • Luiza Gomes - Eu capricho

    Mazinha!!! não fico chateada por copiarem meu post, sendo que nao tenho como provar que eles viram aqui no eu capricho, só nao acho justo principalmente com o autor da receita em ver sua maravilhosa obra sendo feita por outras pessoas e ainda sendo modificada ao vivo!!

    mas fazer o que né!! auhauhaahauhau

    Bjaummm querida

  • angela

    Que eu saiba,esta receita é do Mauro Rebelo,do bemcomer.blogspot.com.
    Eu já fiz este bolo váááááá´rias vezes e é ótimo!!

  • Mazinha

    Pois é Luiza…mas é de ficar chateada pq poxa, sacanagem…o pessoal não tá nem ai! Mas tenho certeza que se alguém resolver pegar alguma coisa deles, eles vão querer até processar!!! rs

    Ah, quem manda ser famosa!!! rsss

  • Anny

    Isto não é nada. No dia que fiz o post sobre a pimenta dedo-de-moça, saiu Jornal Hoje, a Dra Jocelém Salgado falando sobre as pimentas. Acho que eles fazem a pesquisa no Google sobre qual o assunto mais pesquisado. Neste dia o que eu tinha pesquisado não foi brincadeira…

  • Carla

    Luiza,

    a receita não é do Katsuki, é do Mauro Rebelo (como já comentaram antes, ele agradece no post original). E receita na internet é assim mesmo: espalha que é uma loucura, ainda mais quando é boa.

    E a Ana Maria não merece respeito. Ela xingou a Palmirinha de caduca. Quem desrespeita a Palmirinha não merece respeito nenhum.

    Caio: se alguém faz alguma coisa pra você e faz tosquice, você também é responsável. Teu nome tá ali, é tosco, você é responsável. Muito fácil dizer que não sabia de nada…

    Enfim. Só pra dizer que a Ana Maria é tosca e a receita não é dela e é bobo a gente achar que vai mudar alguma coisa. Porque eles não vão…

  • Cris

    Como eu te falei Luiza, a minha receita não deu certo pq o tamanho da caneca era menor, mas simplesmente escorreu pra fora, mas embatumado não ficou…

    O pessoal da globo é assim mesmo.. ao invés deles apoiarem coisas boas, como por exemplo, os negros, não, eles ficam falando de gays, e acham isso bonito!! Agora, essas coisinhas de credito que não custa falar, eles não gostam.. ah, revoltei.

  • Fabiana

    Luiza,

    Gosto muito do seu blog e amo cozinhar.

    Vi a receita aqui e ontem na Globo.com, quando eu vi a chamada do Mais Você, imediatamente associei a receita ao seu blog…..

    Inacreditável e sacanagem total….

    Bjocas e continue assim…

  • Ana

    Putz… Mais chato ainda é saber que quem ROUBOU a receira é alguém da ‘pequena’ REDE GLOBO. Você nem tem pra quem reclamar :S

  • Cris

    Olá,

    Já tinha visto a receita da 1ª vez q foi postada, mas não fiz.

    Hoje, depois de comparar as duas receitas (a original e a “melhorada”) resolvi fazer. Confesso que tentei (vcs logo saberão pq) fazer a original, pq a receita “melhorada” me deu preguiça hihihi

    Quando estava no meio da receita, vi que não tinha achocolatado em casa afffffffffffffff (meu nutricionista me proibiu de tomar leite com chocolate e nunca mais comprei :P)

    Como não dava pra jogar td fora, em vez do achocolatado pus côco ralado. E, no fim, em vez da calda, passei creme nutela …

    hummmmmmmmmmmmm ficou mt bom… e NADA embatumado e olha q eu sou fera em embatumar bolo… mas esse ficou uma delícia ;)

    beijos e parabéns pelo teu blog… adoroooooooooooooooooo :)

  • chris kremer

    eita, que coisa não, mas imaginem um programa diário, uma hora as idéias acabam, eles devem vasculhar todos os meios para achar coisas novas, e claro que não vão promover ngm com isso…mas lú calma, uma hora a coisa vai ficar feia!

    bjuuus

  • Claudia

    Luiza, eu fiz várias vezes a receita original e deu certo. Só vi agora a da Globo e achei que dá mais trabalho, não compensa fazer uma caneca só. O legal da receita original é a simplicidade, e rapidez. Pra dar mais trabalho acho compensa fazer uma forma inteira. Eles quiseram melhorar a receita e acabou perdendo o que ela tinha de melhor. Coisa do Q…

  • Karen Oliveira

    em nenhum momento ana maria fala que a idéia do bolo da caneca foi dela ou do programa. Reinventar receitas e melhora-las todo mundo faz. Não achei nada demais… Na net existem um monte de sites que ensinam essa receita, como saber de quem foi a idéia? quem inventou? quem postou primeiro? A Ana Maria teria que fazer uma lista para ler todos os sites em que aparece a receita? Vc mesma achou q era de autoria de uma pessoa e fez um update ao saber que era de outra. Na tv não tem como linkar como por aqui. Quem deveria aparecer como autor da receita?
    Fiz a receita original umas tres vezes e em todas ficaram embatumadas. Vou tentar com as modificações e ver se da certo.

  • Nadja

    Poxa que chato, hein? Lamentável e de extremo mau gosto essa atitude, infelizmente bem típica da grande mídia que não sabe linkar nada!

    E-mails revoltados neles!

  • Hudson Godinho

    Eu vi sobre o assunto no Querido leitor e vi aki o link do mais vc… assisti ao vídeo e no meu ponto de vista acho que a Ana Maria num cometei nada de errado… e até para benizou o inventor da receita e disse que era ótima… mas tanto aki quanto no blog Comes e bebe do Marcelo Katsuk aonde eu vi pela primeira vez receita a váaaarios dias, vcs num mensionam o nome do “dono” da receita… ela vez as suas alterações e isso num é proibido a ninguém ou é? mesmo prq vários outros sites tem esta receita e num teria como ela colocar o nome de todos… e tbem prq ela fez alterações na receita…. ela num pos a receita original no ar….

  • Mari

    Vixi… deu pano pra manga o bolinho

    Na minha opinião nao tem como saber quem foi a primeira pessoa a fazer esse tipo de bolo no Brasil ou no mundo..

    Existem várias receitas criativas que passam na televisão.. diferentes e boas como a do bolo de caneca.. e nunca vejo ninguém citar o nome da pessoa que criou.. isso não é comum.

    Sobre ela falar que a receita que o pessoal do programa fez e que nao ficou bom, como saber se a receita é a mesma que saiu aqui no blog?
    Pode ter sido outra diferente e que realmente não funcione.. VAI SABER..

    Mas enfim, só fiz a receita aqui do blog e deu mto certo.

  • Nadia

    esses programas de televisao vasculham sites de receitas pra procurar coisas diferentes, nao tem como falar que tiraram a ideia daqui…. Concordo com a Karen. Imagina se fossem atras dos autores de todas as receitas…

  • Hanna

    Pra se ter um ideia de que ninguem sabe de onde veio essa receita o Mauro disse que esta receita foi indicada pela Glenna Bride da comunidade CULINÁRIA-RECEITAS que ele criou no orkut. E ele diz também que ela se inspirou em uma receita postada no site Joanna Joaninha e existe uma versão bem descontraída no site petiscos.com
    E por aí vai…

  • Culinarista Mauro Rebelo

    Olá,

    Quero agradecer imensamente os créditos pela receita.
    Realmente existem muitas postagens sobre este bolo.
    Eu mesmo não criei a receita. Peguei a receita de outro blog indicado por uma amiga chamada Glenna no dia 6 de fevereiro (como já citado aqui).

    Fiz a receita e a primeira vez , saiu igual a uma pedra uahuahauhau.
    Fiz a receita com colheres rasas (nivelando) e inclui isso no texto e outras dicas.
    Esta minha versão da receita começou a circular por toda a net, por várias comunidades no orkut e muitos não colocaram créditos para o meu site (como de costume).
    Eu mesmo recebi a receita que escrevi diversas vezes por e-mail como se a pessoa estivesse me mandando uma novidade uahauhauha.

    Colocar créditos em uma receita, valoriza quem produz conteúdo de qualidade para a internet e ao mesmo tempo temos condições de achar quem postou originalmente a receita. Pois é só seguir o caminho inverso e ir visitando os endereços.

    A receita que postei está aqui
    http://www.bemcomer.com.br/maurorebelo/2008/receita_06_02.htm

    Quero agradecer a todas as pessoas que citaram meu site, que acompanham meu trabalho, ao Marcelo Katsuki que colocou os créditos assim como este blog (Eu Capricho) que já virei fã número 1.

    Abraços
    Mauro

  • Culinarista Mauro Rebelo

    Luiza, responde uma dúvida .
    Vc sabe cozinhar? uahauhauha

    Aproveito para indicar o link do blog onde coloco receitas dos amigos.
    Neste tópico especificamente estou postando todas as pessoas que experimentaram o bolo na caneca e estão me enviando fotos com depoimentos.

    http://culinariareceitas.blogspot.com/2008/04/bolo-na-caneca-3-minutos.html

    Convido você blogueira Luiza para deixar uma foto do seu bolo na caneca junto com seu depoimento e todos seus leitores também.

    É só mandar para [email protected] que estarei postando no blog.

    Será um prazer!
    Abraços
    Mauro

  • vanessa

    hehehe
    viu?
    pois eh…eu continuo achando muita ‘cara de pau’
    isso ai Lu
    tem q falar mesmo
    bjus

  • Babi

    Oi Lu, nossa que chato isso!
    Como não tem muito o que fazer, acho que o melhor é você pensar que o pessoal da Globo visita o seu blog e ele é tão bom que seus posts vão pro ar. Claro que isso não é o ideal, mas…

    Beijos!

  • Renata Ruiz

    É… a TV agora se pauta pela internet.. e a própria Ana Maria falou…

    Bem, eu fiz a a receita, e concordo com você, Luiza, o bolo não embatumou, não. Só que ela não soube fazer então. Adorei a sua dica! Em casa, eu apenas adaptei uma calda, para não ficar seco, parecida com a que ela fez, só que com pouco açúcar, ou se quiser, use leite condensado.

    O que a Ana Maria fez, foi reduzir a receita de um bolo comum, clara em neve, etc, para o de caneca. Foi isso!

    E o pior é que eu usei a mesma caneca que ela tá usando, sem saber!

  • Steph

    Eu já tinha visto essa receita aqui quando vi no site da Ana Maria a versão melhorada… tinha pensado em fazer a receita original, mas aí vi ela falando que “embatumava” e até desisti de fazer. Peguei a receita da Ana, mas como disseram por aí, deu preguiça de fazer. No fim, acabei fazendo a receita original mesmo. E não “embatuma” coisa nenhuma! O bolo é delicioso, rápido e fácil de fazer.

    Não gostei tb que a Ana nem disse de onde tirou. E ainda disse: Parabéns pra quem inventou essa receita, mas a nossa é muito melhor! ¬¬
    São uns idiotas mesmo!

  • Ellen

    Oie!
    Apesar de toda essa falta de respeito do programa Ana Maria de não citar de onde pegaram o Bolo de caneca…Só quero dizer que a versão original aqui do seu blog é muuuuito melhor!

    Eu já fiz e ficou PERFEITO!

    Bjo Lu!

    Ps* Vc ficou linda de noiva! Vi a foto no seu Flickr
    Parabéns!

  • Priscila

    Pessoal,

    Vamos parar com isso! realmente a Ana Maria braga esta correta. A receita dela foi muito melhor, poucas mudanças fizeram a diferença. Esse chororo de quem é quem inventou não cabe mais.

    Ficou melhor e ponto!

    Pri.

    Luiza Gomes respondeu:

    Priscila, essa discussão aconteceu a MTOOOOOO tempo, este post é MEGA velho ;)

  • nina

    Infelizmente ja vi essa receita ha muito tempo atras .

    Luiza Gomes respondeu:

    Nina essa receita ja tem mais de 1 ano que eu postei

  • amanda

    Oi :)
    eu sou sua mais nova leitora,vc esta de parabéns o seu blog éé ótiimo *–*
    eu tentei fazer a receita e não deu certo :/ eu devo ter errado em alguma coisa
    mas eu vo tentar de novo, bjj

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *