Como organizar almofadas no sofá e na cama

Decorar com almofadas não é difícil. É uma peça barata, o que facilita muito para você dar aquela atualizada na decoração! Além disso, elas trazem estampas e cores que podem alegrar os ambientes ou deixa-los com uma cara mais formal.

Como organizar almofadas no sofá e na cama

Sejam no sofá ou na cama, os tipos de almofadas, as cores e como elas serão colocadas, vai representar o perfil dos moradores. Leve em consideração o tamanho da sua cama e sofá para saber quantas almofadas colocar.
Em relação à combinação de estampas e cores, a regra é a mesma que usamos para combinar as roupas, usar uma das cores de uma das estampas e repetir na outra, ou encontrar os pares de cores que melhor se harmonizam no circulo cromático (ver AQUI).

Se você quiser combinar os tecidos do sofá ou dos lençóis com as almofadas, uma boa opção é comprar o tecido e levar numa costureira.

Almofadas no sofá
Para um visual mais clean e elegante, use almofadas na cor do sofá (a mesma regra vale para a cama). Essa é uma solução clássica e mais formal, ótima para quem tem medo de errar, mas veja se essa é a sensação que você quer passar. Você pode manter as mesmas cores e explorar as texturas, se o sofá for opaco, por exemplo, use almofadas brilhantes, etc.

Se você curte simetria, mas quer dar uma alegrada, pode usar mais cores e texturas. Há quem use um número par de almofadas, outros preferem número ímpar para dar uma quebradinha na seriedade.
Nas imagens abaixo é possível observar a simetria com cores ou tamanhos, 2 e 2.

Já nessas imagens vemos a famosa regrinha 2-2-1 (2 pares de almofadas iguais e um terceiro diferente no centro). Comece por fora e vá sobrepondo-as para criar camadas e dar profundidade à composição, ou organize em camadas, as almofadas maiores ficam por trás.

Para dar mais leveza e informalidade deixe a simetria um pouco de lado. Aqui as cores combinam, mas uma almofada é diferente da outra e ainda tem 2 de um lado e 3 do outro.

Para usar almofadas diferentes, você pode seguir um padrão de cores (na primeira imagem todas tem tom de azul ou beje) ou uma completamente diferente da outra, mas que se encaixam no circulo cromático, como na segunda imagem com as cores rosa e amarelo que são complementares, com o clássico preto e branco.

Vários tamanhos, várias cores, nenhuma simetria. A grande quantidade de peças e a variação de tamanhos e formatos dão ainda mais movimento ao sofá. Quanto mais despojado, mais temos a vontade de nos jogarmos no sofá!


Almofadas na cama
Sabe aquelas camas de hotel ou das revistas cheia de almofadas e travesseiros que parecem ser tão fofinhas? Você pode ter uma assim!
Mas não adianta ter um monte de almofadas se for ficar tudo bagunçado. Pense se você terá tempo para manter a cama sempre arrumada e se terá um apoio, ou baú, onde você possa guarda-las enquanto estiver dormindo.
Uma dica é comprar lençóis e colchas neutros, que são as peças mais caras, e assim combina-las com almofadas diferentes, que você pode ir trocando conforme enjoar.

Se você não quiser ter tanto trabalho para arrumar a cama, usar 4 travesseiros já formam uma composição legal! Disponha-os de formas diferentes, ou intercalados para sair do óbvio.

Se quiser acrescentar almofadas use de diversos tamanhos, misture lisas com estampadas e até mais de uma estampa com cores em comum.

Não precisa colocar os 2 lados iguais, uma ideia é intercalar os travesseiros, o que for na frente de um lado, vai atrás no outro.

Ou um lado fica encostado na cabeceira e o outro não. Também pode acrescentar só uma almofadinha, rolinhos, enfim, as possibilidades são diversas.

Deixe seu sofá e camas bem confortáveis e com cores que te façam sentir bem, afinal, é nesses dois lugares que passamos a maior parte do nosso tempo de descanso!

Bjs
Carla Carvalho

Instagram : https://instagram.com/blognamedida

Face : https://www.facebook.com/blognamedida

Site: http://www.carlanamedida.blogspot.pt/

Deixe um comentário