Decoração: Mesa de centro

Além de servir de apoio, a Mesa de centro, não só pode como devem ter um fim decorativo. Além de funcionalidade, elas podem trazer mais vida e personalidade para o ambiente e ainda ajudam a delimitar o espaço.

A mesa de centro deve ser bem escolhida pensando no tamanho do espaço disponível, formato da sala e estilo da decoração e dos moradores.

E já que ela fica pertinho de quem está no sofá, é interessante pensar em um tamanho adequado para que ela seja funcional, que possa caber um artigo decorativo e ainda sobre um espacinho para apoiar algum copo, por exemplo. Também preste atenção na altura, ela deve ser mais baixa ou no mesmo nível do sofá para facilitar o acesso.

Outra questão a ser levada em consideração é o ritmo dos moradores da casa. Se você tem crianças, animais de estimação, ou moradores com restrições de movimento, por exemplo, deve atentar para a segurança. Cuidado com as quinas e com os objetos que serão expostos na mesa.

O ideal é que o formato da mesa siga o mesmo formato da sala, por exemplo, salas com formato quadrado abrigam melhor mesas de centro igualmente quadradas ou redondas.

As redondas são ótimas para quem tem crianças, pois não possuí quinas!

No caso de salas retangulares, as mais estreitas e compridas dão “continuidade” ao ambiente, não atrapalhando na circulação.

A distância entre o sofá e a mesa de centro deve ser de 60 a 80cm, assim ela não atrapalha na circulação da sala.
Por isso, se sua sala é pequena, prefira usar uma mesa lateral.

Modelos de mesas de centro

Existem diversos modelos: transparentes (vidro ou acrilico), espelhadas, de materiais reaproveitáveis (como pallets, baus, etc), lacadas de branco ou coloridas, de madeira, de pedra, puffs que são usados como mesa e até combinar mais de uma ou 2 mesas iguais ou diferentes, escolha a que melhor se encaixa em sua decoração e que tenha a ver com seu estilo!

Usando o modelo transparente

Uma mesa transparente longa e baixa, por exemplo, é um ótimo truque para ampliar salas pequenas. Os modelos feitos com espelho também conferem esse tipo de ilusão e ajudam a aumentar a sala.

Os puffs podem dar apoio aos pés e também para objetos decorativos tornando-se uma mesa de centro multifuncional!

Algumas possuem mais de um patamar, ajudando a organizar bem os objetos, principalmente livros, dessa forma deixa espaço livre na parte de cima para apoiar as coisas no dia a dia.

Um estilo muito na moda, atualmente, são as de materiais reaproveitados como caixotes e pallets (já falamos deles AQUI).

Desde já se sua sala é grande você pode abusar usando 2 mesas de centro iguais, ou até mais de um modelo, desde que elas conversem entre si.

Como decorar a mesa de centro

A mesa de centro, além de decorar, põe a mostra gostos e até um pouco do estilo de vida do morador através de objetos decorativos e pessoais, conferindo uma decoração exclusiva e personalizada.

Você pode usar objetos diferentes, como bandejas, caixas, lembranças de viagem, pequenas coleções, castiçais, velas, livros, revistas e vasinhos de flores.

Esses itens devem conter simetria, volumetria, cores e/ou texturas condizentes com a decoração geral da sala, porém cuidado com o excesso de objetos para não carrega-la demais.

Se quiser ver mais sobre esse tema, veja a matéria sobre aparadores AQUI.

Brincar com as alturas dos livros e apoiar outros objetos sobre eles, dão mais interesse e movimento a sua composição, assim como as plantas de verdade estão fazendo sucesso.

As bandejas são ótimas para organizar e delimitar espaços, assim como até um espelho pode virar bandeja e deixar a composição mais sofisticada.

As velas criam um clima romântico, dão um toque intimista, e a sofisticação fica por conta de lindos castiçais, em outras palavras se você tiver mesas laterais, pode usar abajures também!

As plantas e flores são sempre bem vindas e podem ocupar a mesa de centro. Prefira vasos baixos para não atrapalhar a visão de quem está nos sofás e poltronas.

Outra boa dica para dar as boas vindas às visitas, é disponibilizar um pote com bolachinhas, balas ou chocolates!

Aqui também é um ótimo espaço para organizar os controles remotos e, também, para apoiar copos. Uma dica: deixe alguns porta-copos bem diferentes apoiados, assim enquanto não estão sendo usados, servem como decoração.

Sempre vai ter uma mesa de centro que melhor se encaixa ao formato de sua sala e com seu estilo, agora, abuse da sua criatividade, aqui é uma das opções onde você pode expor os objetos que deixa escondidinho porque não sabe onde usar. São os toques pessoais que vão tornar sua mesa de centro ainda mais atraente e com valor único!

Bjs
Carla Carvalho

Instagram : https://instagram.com/blognamedida

Face : https://www.facebook.com/blognamedida

Site: http://www.carlanamedida.blogspot.pt/

Deixe um comentário