Tipos de tecido na decoração Parte 1 – Sofás

E hoje é dia de decoração aqui no blog! Vamos falar sobre os tipos de tecido! Como tem muito conteúdo, dividi a matéria em 2 etapas. Hoje vamos falar dos sofás!  Tipos de tecido na decoração Parte 1 – Sofás

Assim como nas roupas, precisamos conhecer cada tipo de tecido, suas vantagens e desvantagens para fazer o investimento certo! Além disso, você deve considerar em qual ambiente a peça ficará e qual será a sua finalidade. Deve levar em consideração também se tem pessoas alérgicas em casa, crianças e animais, já que nessas situações terá algumas restrições.

 

Além do motivo decorativo, devemos pensar como o sofá será utilizado. Se for numa sala de TV, o ideal é que seja um tecido fresco e resistente. Se for numa sala de visitas, com menos frequência de uso, não precisa ter tanta resistência e nem necessariamente ser fresco, tudo depende da região em que você mora.
Tipos de tecido na decoração Parte 1 - Sofás

 

Sintéticos
Os materiais sintéticos são isolantes térmicos por natureza, pois são derivados de materiais com essas características. Por isso eles tendem a ser mais quentes, mas são fáceis de limpar!
Pode ser o tecido sintético (como poliéster, polipropileno), que tem uma ótima resistência. São naturalmente impermeáveis e indicados para pessoas alérgicas e com animais domésticos. Por outro lado, são extremamente frios no inverno e quentes no verão.
Se não tiverem algodão em sua composição, tendem a ser menos absorvente, o que faz você transpirar mais, assim como acontece com os tecidos das roupas. Você deve considerar também se o tecido é muito fino, pois como o que vem abaixo deles é a espuma, que é um isolante térmico, faz com que a sensação térmica seja maior.
Também pode ser o couro sintético que imita o couro original. A limpeza desse tipo de tecido é bem prática. É recomendado para pessoas que possuem algum tipo de alergia, principalmente ao pó e também em caso de ter animais e crianças, pois se cair algo no sofá ele não absorve. Não é recomendado para regiões de clima quente, ele retém muita umidade e ao sentar a pessoa acaba suando muito e “grudando” no móvel.

 

CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA LER O POST COMPLETO! <3

 

 

Tipos de tecido na decoração Parte 1 - Sofás Tipos de tecido na decoração Parte 1 - Sofás Tipos de tecido na decoração Parte 1 - Sofás

 

Couro
Assim como os sintéticos, retém muito a umidade, mas em menor grau, pois tem a absorção natural da pele orgânica, não é artificial.
Tipos de tecido na decoração Parte 1 - Sofás

 

Chenille
É um tecido confortável e aconchegante, porém por possuir muitos vincos é de difícil limpeza e acumula muito pó, por isso não é indicado para pessoas alérgicas ou com algum tipo de problema respiratório.
Em termos de sensação de calor ele é intermediário. Tem um poder de absorção muito bom, mas por ser mais grosso, acaba retendo mais calor do corpo, por isso quanto mais algodão em sua composição melhor.
Por ser muito absorvente e manchar com facilidade, não é ideal para quem possuí animais domésticos em casa ou crianças.
Tipos de tecido na decoração Parte 1 - Sofás

 

Jacquard
O tecido jacquard é uma das tecelagens complexas mais antigas e que apresenta uma resistência ótima. Além das diversas técnicas de estamparia atuais, ele possui uma forma de estampar com os próprios fios durante a tecelagem.
Como sua trama é bem fechada, o acúmulo de sujeira é bem menor, o que facilita a limpeza diária.
É um tecido que não retém muito o calor, por ser mais fino e também não retém muito a umidade, quando tiver uma boa porcentagem de algodão.
Tipos de tecido na decoração Parte 1 - Sofás Tipos de tecido na decoração Parte 1 - Sofás

 

Suede
Os suedes (ou camurça italiana, nobuck e afins) são os mais utilizados atualmente. Apresentam uma pelagem que proporciona um conforto super agradável e são fáceis de limpar, já que não possuem tramas aparentes, porém, em casos de acidentes com líquidos, as manchas são as mais difíceis de tirar sendo aconselhável a impermeabilização.
Falando em termos de calor, é um tecido sintético derivado de uma malha, mas com características aveludadas e muito fino (o que dá a espessura para a suede é seu pano de fundo e não o material) e por isso dispersa calor e não retém a umidade, o que determina um tecido relativamente fresco.

 

Tipos de tecido na decoração Parte 1 - Sofás Tipos de tecido na decoração Parte 1 - Sofás Tipos de tecido na decoração Parte 1 - Sofás

 

Veludo
Falando em termos de calor, guarde o veludo para peças decorativas ou para ambientes onde o calor não será problema e sim necessidade, como casas em montanhas, ou em locais frios, ou mesmo em ambientes que o calor não terá nenhuma interferência. Ele é um tecido quente, prefira o suede!
Aqui o exemplo dele sendo utilizado só na almofada e no apoio para os pés.

Tipos de tecido na decoração Parte 1 - Sofás

 

Sarja
Tecido 100% algodão e bem fino. Com estas características já se sabe que a sarja é um tecido que não retém calor, nem umidade, portanto é um tecido “refrescante”. Se você busca requinte no ambiente, não é o mais apropriado, ele dá um aspecto mais despojado.
Tipos de tecido na decoração Parte 1 - Sofás

 

 

Acquablock
É o melhor de todos para área externa, mas quando falamos de sensação de calor, ele perde muito espaço, pois é impermeável e retém a umidade, mas em compensação é fino e dispersa o calor, não chega a ser um couro sintético, mas é sem dúvida um tecido “quente”.

 

Tipos de tecido na decoração Parte 1 - Sofás

 

Tecidos nobres (seda, linho)
Utilize os tecidos com fios mais nobres em almofadas e pequenas peças, como poltronas ou banquinhos. Esses tecidos são menos resistentes e são mais caros!
Cuidados e dicas
Se você já tem uma peça e não pode trocar seu estofado no momento, utilize capas ou mantas de tecidos naturais como o algodão que ajudam a proteger o seu sofá e também evitam a transpiração excessiva nas estações mais quentes, aí é só tirar para lavar de vez em quando.

 

Tipos de tecido na decoração Parte 1 - Sofás

 

Lembre-se de que independente do tecido escolhido, se você cuidar bem do seu sofá, ele durará muito mais tempo! Basicamente, os estofados não devem ser expostos ao sol diretamente. Devem ainda ser evitados produtos químicos para a sua limpeza, a ideal é feita somente com um pano úmido com água e aspirador de pó. Além disso, é válido ressaltar que a estrutura do sofá é projetada para determinada utilização e não deve fugir a isso. Por exemplo, os braços não devem servir como assento, etc.

 

Semana que vem voltamos com mais tipos de tecido para tapetes e cortinas, aguardem!

Bjinhos

Quer ver mais posts sobre decoração?!! Então, clique aqui

 

Acompanhe os trabalhos da Carla Carvalho
Site – instagramFacebook

The following two tabs change content below.

Carla Carvalho

Colaboradora
Posts sobre decoração, organização, dicas e inspirações para deixar sua casa mais bonita.

Latest posts by Carla Carvalho (see all)

2 Comments

  • Cris 17 junho 2015 at 8:52

    Oi Carla, gostei mto do post. quanta informação boa. Conteúdo de ótima qualidade, Parabéns!!!
    Bjsss

    Reply
  • Isabeli Zulim 17 junho 2015 at 10:53

    Carla, o meu é suede. Ainda não derrubei nada em cima dele hahaha, espero que continue assim!
    Amei o post!
    Beijos

    Reply

Leave a Comment