Entre Elas,  Outros,  Variados

Romantismo… Oi?!

Nossa “DR” de hoje é sobre romantismo ou… a “ausência dele”, digamos assim!

 

 

Esse fim de semana uma amiga me deixou bem pensativa quando me fez a seguinte pergunta: “Será que algumas pessoas estão perdendo o romantismo?! Ou as mulheres hoje são menos românticas do que eram?!”.

 

Seria fácil responder se eu nunca tivesse ligado para atitudes românticas antes, mas não é bem assim.

 

Sempre adorei excessos: mensagens, flores, e-mails gigantes, conversas infinitas ao telefone, mas hoje não. Já não tenho essa paciência, não espero mais isso, e não busco mais isso. Acontece com mais alguém ai?!

 

Se deixei de ser romântica?! Acho que não. Mas o romantismo passou, amenizou, talvez tenha se perdido em meio a tudo que acontece. Talvez, no fundo, temos tanto para esperar, nos importar em relação a alguém ou a uma relação, que nos esquecemos que o romantismo, pode sim, ser essencial.

 

Buscando uma explicação para minha ausência de romantismo, e tentando achar uma resposta plausível para a pergunta acima, conversei com algumas pessoas, e organizando os pontos em comum, cheguei a uma conclusão: 

“Quanto mais somos atingidos em uma relação, quanto mais sofremos, mais o coração vai endurecendo, ficamos mais difíceis de sermos convencidas e também não nos importamos tanto em mostrar para alguém o quanto gostamos”.

 

E é ai que o romantismo vai se perdendo… 

 

Uma pena, não acham?!

 

Erro reconhecido, hora de reverter isso meninas!

 

Booora resgatar o romantismo que existe ai dentro (e aqui também!) afinal, que graça tem o amor, se não pudermos viver e demonstrar cada pedacinho dele, não é mesmo?!

 

Exageros à parte, amar e ser amada é boooom demais!

 

Como diz uma frase que adoro, e que acabou virando popular em uma letra de música, “Mais amor, por favor”, e onde tem amor… tem que ter romantismo… dos doiiis lados viu, meninas?! 

 

Eu prometo resgatar o romantismo perdido aqui dentro… e vocês?! Estamos juntas nessa?!

 

Beijinhos a até a próxima semana, muito mais romântica! <3

Criou o EuCapricho.com em Agosto de 2007 para compartilhar dicas de moda e beleza.

27 Comments

  • Dessa Guimarães

    concordo com tudo que falou Catarina, quanto mais decepções temos na nossa vida, o coração vai se fechando! =S
    não adianta também a mudança ser só da nossa parte, tá muito dificil hoje em dia achar homens românticos, que abram a porta do carro pra gente entrar, que puxem a cadeira… coisas SIMPLES mais que pra nós e pra relação faz uma super diferença!
    a mudança tem que ser da nossa parte mas também, é preciso achar outra pessoa que faça com que nós queiramos (existe essa palavra? OO hahaha) ser mais romanticas também! ;)

    beijos

  • Carol

    Acho que os homens também deveriam ler isso, se não buscaremos o romantismo, e não encontraremos ninguém pra ser romântico!

    Luiza Gomes respondeu:

    Temos que começar por algum lugar Carol! Nada de esperar que a atitude venha sempre do outro lado! ;)

  • Jee Lima

    Romantismo perdido mesmo Catarina…

    Meu ex namorado que voltou a ser atual, depois de 3 meses voltamos, fala que antes eu era mais romântica, era mais melosa, que manda mensagens e varias outras coisas bonitinhas e agora não mando mais, ele sente falta disso, só que eu depois de tantas desilusões com ele e com outros já não vejo tanta importância, gosto quando recebo mas se não recebo também não cobro… 

    Vamos sim tentar resgatar o romantismo, vou tentar da minha parte também!!!

    Bjbj ta cada vez melhor

    Luiza Gomes respondeu:

     Isso mesmooooo Jee!!!! Estamos juntas nesse resgate!!!! ;)

  • Beatriz Hm

    Catarina, por mais que eu concorde que os baques da vida acabam nos endurecendo existe outra coisa que você não contemplou na sua análise: a idealização.
    Com o nosso amadurecimento a gente aprende a dar valor para certas coisas que nem sempre são compatíveis com os estereótipos ou com a idealização que temos de um relacionamento.
    A gente troca as flores e os bombons por outras coisas que acabam sendo mesmo mais consistentes. Troca os mil jantares românticos por um filminho alugado debaixo das cobertas… troca as seduções inflamadas por uma conversa íntima mas mais light.
    Acho que o so called romantismo dá espaço pra outra coisa, para valorização de demonstrações mais consistentes como afeto, confiança, franqueza e coisas dessa natureza, e que nem sempre têm correlação com seduções, flertes, flores, bombons, declarações expansivas de amor via FB/Twitter.

    Luiza Gomes respondeu:

    Concordo com você Beatriz, mas quando falo de romantismo, não falo só de jantares, flores e coisas materiais… falo de tudo, e até de bilhetes singelos, palavras ao pé do ouvido, mensagens no espelho… surpresas românticas, só isso.
    Coisas bobas mas que tocam o coração!
    O amadurecimento tb tem culpa no fim do romantismo sim… mas acho que com o tempo ficamos mais preguiçosos e esquecemos de mostrar que amamos!

  • Michely83

    Eu sou romântica e adoro um romantismo, pena que meu namorado não seja assim =/

  • Cris Marca

    Oi Catarina,

    gostei da “DR”, sigo a pouco tempo o blog, e ainda nao entendi o significado de “DR”, mas tudo bem.

    sabe que isso que você falou sobre o romantismo eu ja senti, e me questionei, porque nao sou mais a mesma de antes?
     (momento divã da psicologa kkkkk) e minha resposta a mim mesma, e a minha resposta foi: MEU FOCO MUDOU, antes tudo era EU, EU, EU, agora é meu filho. entao quando chego em casa, eu ja chego pensando, em saber como o dia dele foi, se ele esta bem, fazer uma janta ou lanche pra ele. Quando antes meu foco era chegar em casa e pensar em mim, nas coisas pra mim, no meu isso no meu aquilo, agora é tudo pro meu filho.

    e isso ta errado?

    eu acho que nao, se eu decidi ser mae, vou ser mae, não acho que anulei a mulher dentro de mim, claro que não, mas o foco primeiro é meu filho, depois ai sim, se eu estiver acordada e com disposição ai vem o romantismo, kkkkkk

    Porque ser romantica cansa, ja pensou nisso?

    O que é uma noite romantica pra voce? é tomar um bom banho, ficar muito cheirosa, colocar aquela lingerie, aquele vestido, jantar em um lugar aconchegante, e namorar sem pressa.

    Mas cara pra isso acontecer voce perdeu horas procurando lingerie, e vestido e sapato novo, rodou sei lá quantos shoppings para achar oque queria, foi na depilação, na manicure, na drenagem linfatica, fez a sombrancelha e sei lá mais o que!

    ou uma noite romantica é vestir o camisao e cair na cama com aquela cara de arrasada do dia [email protected]#$^& que voce teve?

    o que ta acabando com o romantismo é o trabalho que ele dá.

    ou não, ou isso é só minha opnião

    kkkk

    Luiza Gomes respondeu:

    Rsrsrsrsrs…
    Cris, “DR” é um termo usado bastante quando falamos de relacionamento a dois… e siginifica: Discutir a Relação / Discussão de Relação ;)))
    E sabe que concordo um pouco com você… a preguiça de ser romântico tb pode acabar com o romantismo siiiim! kkkkkkkkk

    Espero que esteja sempre por aqui!
    Beijooooos

  • Eliane Peixoto

    Tenho a impressão de que, conforme a idade vem chegando, o romantismo enfraquece um pouco. Já passamos daquela fase de esperar pelo príncipe encantado. Não sei, mas a impressão é de que não nos deixamos mais impressionar com qualquer coisa…rs. Bjos.

    Luiza Gomes respondeu:

    Com certeza tem muito disso tb Elaine!!!!

  • leila

    Acho que perdi um pouco também  = /
    Meu marido ja me fez passar por tantas no passado que hj ele reclama daquele romantismo todo que eu tinha antes… concordo que a gente endurece com o sofrimento sim, dificil tambem esquecer o passado, mas se nao fizermos isso não vivemos o hoje.
    Amo muito a pessoa e gostaria de esquecer tanta coisa q passou… ele me ama muito e hj sinto isso. Bem que deveria ter uma borracha para apagar as coisa chatas da vida né? Afff
    Mas acho que se fosse solteira novamente nao seria aquele bocó sentimentalista de antes não. Talvez dessa forma fosse beeem infeliz também…  Afinal, sem o verdadeiro amor e a entrega de si não dá pra ser feliz a dois.
    Vida complica a minha não? hehe

    Luiza Gomes respondeu:

    Vida complicada a de todas nós Leila… rsrsrsrsrs… mas faz parte, e infelizmente acabamos perdendo algumas coisas importantes no caminho… o lance é: como reverter isso!? ;)

  • Ana Paula Beltrame

    É REALMENTE, QUANDO A GENTE AMA MUITO UMA PESSOA E DEPOIS TERMINA, PERDEMOS UM POUCO DA SENSIBILIDADE, FICAMOS SECAS, ÁSPERAS NAS PALAVRAS.. EU ERA MUITO ROMÂNTICA, MAS DEPOIS QUE MEU EX TERMINOU COMIGO, NÃO TRATO AS PESSOAS DO MESMO JEITO.. PARECE QUE SE VIVE NUM MUNDO AÉREO ONDE TUDO TANTO FAZ PRA VOCÊ. MAS É MUITO RUIM VIVER ASSIM, TEMOS QUE TER FORÇAS E PENSAR QUE A OUTRA PESSOA NÃO TEM CULPA DO SEU ANTEPASSADO, DAS SUAS MÁGOAS, E QUE ELA PODE SIM TE FAZER FELIZ, E TE AJUDAR A RESGATAR O LADO ROMÂNTICO QUE TINHA DENTRO DE VOCÊ. BASTA SE DAR UMA CHANCE, DAR UMA CHANCE TAMBÉM A PESSOA QUE ESTÁ AO SEU LADO. É CERTO QUE DE QUE A CAMINHADA SERÁ LONGA, MAS QUE EM ALGUM LUGAR SE PODE CHEGAR… BEIJOS ANA BELTRAME

  • Ana C. Sousa

    Catarina adoreeeeeii o tema de hoje. E acho que um dos motivos que contribui pra essa falta de romantismo, é o fato de as pessoas não terem mais tempo, o dia é tão corrido, a rotina não dá mais espaço pro romantismo e pra várias outras coisas. Eu sou muito romântica e meu namorado tbm, a gente manda mensagem um pro outro, liga no meio do dia pra dizer que ama, a gente procura manter isso no relacionamento e espero que não se perca. É isso. bjss ;)

  • Leandro Alvares

    Ainda há homens, sim, que desejam ser românticos, fazer surpresas, o impossível só para arrancar um sorriso da pessoa amada, mostrar em atitudes e palavras o quanto a sua metade é especial, chorar junto assistindo a uma comédia romântica, rir de bobeiras, passar minutos (ou até horas) só namorando o olhar, o sorriso, o jeitinho meigo…

    Mas parece que a maioria das mulheres não liga mais para isso. Se tento ser eu, romântico, acabo afugentando a pessoa de mim.

    Não tenham medo dos excessos, mulheres. Já sofri muito, meu coração já apanhou demais, mas se eu endurecer perco a chance de encontrar a pessoa especial que ainda está por aí.

    Torço para que ela seja sim romântica, pois eu sou e sempre serei.

    Luiza Gomes respondeu:

    No fundo todos somos!!! ;) Beijooos

  • Renata Romano Hajaj

    Oi Catarina….pensei e ando pensando nesse assunto há algum tempo sabe!
    Acredito q ser romantica é um estado de espírito….
    E q o romantismo advindo disso hj pra mim possui um foco, talvez, um tanto quanto mais maduro?, diferente?…não sei…talvez, e só talvez, olhemos para o romantismo não mais com aquelas lentes “cor de rosa paixonite aborrescente”….e sim com um bifocal “vovó me acuda”…

    Hj não são 1.000 ligações e msgs de txt durante o dia (tá ok, eu me rendo, algumas tudo bem…rs) mas atitudes positivas da pessoa com a qual se relaciona, como exemplos….
    É tornar o seu dia um pouco mais ameno só com a sua presença…
    É trazer um vinhozinho pra tomar com vc e transformar um dia cinzento e nebuloso e a garrafa vazia num momento de deleite espetacular…
    É fazer a flor roubada do jardim alheio lhe parecer a coisa mais linda q já ganhou….
    É tirar um sorriso do seu rosto naquele dia punk e qdo vc está tristinha….
    É brigar pelo ultimo pedaço da pizza, pra no final dividi-lo!
    É cuidar e ser cuidada!
    É poder contar de verdade com essa pessoa num momento ruim, e  pq não,num bom tb!
    É ter o seu melhor amigo ao seu lado por todo o sempre!
    É conquistar a patente do q é “chato, patético e rotineiro”…..como dizem das relações! 
    É ser…simplesmente estar pra vc ali, presente, real, recíproco e dual, e fazer disso o seu ideal de união!!!!!!
    É poder se doar, se entregar e se resgatar… sem medo e por inteiro, não pela metade!
    Bora lá então… colocar as lentes coloridas com um quê de arco iris e colocar pra fora o q de melhor vc tem e o do seu par tb!!!!!!!!
    Bjcs

    Luiza Gomes respondeu:

     AMEIIIII Rê!!!!! Boooora lá!!!! <3 beijoooos

  • Taty

    Achei que isso só tinha acontecido comigo….
    Acredito que o romantismo vai ser perdendo, pelo fato de nós mulheres assistirmos eu lermos muito romance…. E consequentemente criar muita expectativa na pessoa que amamos eu talvez achamos que amamos, e essa pessoa não retribuir na mesma medida ou  sei lá… Talvez nos magoar as vezes… E assim a gente vai trocando o romantismo por outras coisas como por exemplo, a amizade ou o comodismo…
    É bem complicado isso… Mas (pra mim pelo menos), lá bem no fundinho ainda tem uma esperança de que ainda um dia a gente possa viver um amor de novela ou de livro mesmo que a realidade nos mostre sentido contrario…
    Bjs

  • Priscila

    Vou tomar liberdade e  aproveitar o assunto e pedir um conselho pra vcs meninas… Eu namoro a quase 9 anos, nos primeiros anos eu estava loucamente apaixonada, mas não sentia reciprocidade, eu sentia que no fundo ele ainda gostava da ex dele…
    Mas eu fui seguindo, seguindo, sempre mandava cartinhas, e-mails, chocolate mas…. O tempo foi me endurecendo eu acho… Devido a ter acontecido muitas brigas, decepções….
    Comecei a mudar então, “largar de mão” sabe, e as coisas foram mudando… Os papeis foram invertendo, ele começou a me ligar muitas vezes por dia, começou a querer me agradar mais e até ter ciúmes demais… E hoje estou aqui ainda com ele, sem saber ao certo o que fazer…
    Pois tenho muita dúvida em relação ao que sinto… Ás vezes eu gosto, as vezes eu não gosto… Mas sinto ciúmes dele, e não consigo imaginar outra pessoa no meu lugar… Chega na hora de terminar, e eu NÃO CONSIGO…. Tem algo que me prende… Não sei o que é realmente… Se é medo de ficar sozinha, ou se é medo de quebrar a rotina, ou pena dele, pois ele já sofreu muito nessa vida…
    Ele se apega muito as pessoas, pra vcs terem uma idéia ele já tentou se matar quando a ex terminou com ele… Mas hoje sei que ele não gosta mais dela, dá para ver…
    Só que todo esse “apego” esse ciúme, esse amor, ele colocou em mim… Tinhamos brigado no ano passado, e fiquei sabendo que ele tava 3 dias sem tomar banho, sem comer ou ir trabalhar… Isso mexeu muito comigo e acabei voltando em seguida… Tava tudo bem…
    Só que parece que ando em circulos, eu gostaria que ele fosse mais romantico, mas compreensivo, mais parecido comigo sabe…
    Em muitos aspectos a gente é diferente, eu penso mais pra frente, penso em me formar, fazer um mestrado… Ele me diz “pra que isso”… Ou coisas do tipo ” dinheiro naõ traz felicidade”… 
    Por exemplo, ele está se fomando agora, ao invés dele pensar em fazer mais algum curso, ou coisa do tipo… Ele nem sequer vai atras  p poder exercer a profissao na qual ele estudou 6 anos… Ele é uma pessoa muito ACOMODADA, tento o que comer e beber, onde morar e a namorada dele para fazer sexo tá bom… Ele tá feliz assim…
    Eu não… Sou diferente… Eu quero mais que isso, eu quero ter uma otima carreira profissional, quero poder viajar, conhecer novos lugares…
    Quero acima de tudo um companheiro sabe, alguém que me olhe dentro dos olhos quando fala comigo… Que não me faça carinho somente quando apronta algo ou na hora do sexo…
    Quero sabe alguém que passe a mão no meu rosto, nos meus cabelos..
    Que me faça sentir especial, segura… E não me sentir como alguém que não saiba o que fazer de sua vida… Vazia…
    Mas como já falei, não consigo terminar…. Definitivamente eu não consigo… Não sei se é pq eu gosto ou sei lá o que… Já marquei até psiquiatra pra mim, semana que vem tenho consulta…

    Pronto desabafei…

    O QUE VOCÊS ACHAM? DESCULPA INCOMODAR, MAS EU PRECISO DE AJUDA!!!

    Beijos

    Luiza Gomes respondeu:

    Priscila, de verdade, você já sabe a resposta! ;)))
    Esquece esse medo bobo, se preocupe mais com você e não com ele, e vá ser feliiiiz!!!!
    Beijoooos

  • Amanda Oliveira

    Acho que o “coração endurecido” é uma forma de se proteger, para não sofrer tanto se não der certo!! Não que isso seja a melhor coisa a se fazer, até porque não acho que entrar em uma relação esperando que ela dê errado é o certo, mas acho que é uma explicação para essa falta de romantismo….

  • Tatá

    Eu sou romântica, mas não acho que romântismo tenha muito a ver com excessos. Tudo que é muito exagerado perde a graça. Mas acredito que o romantismo não pode faltar em um relacionamento. Assim como todos os sentimentos envolvidos em um namoro/casamento, tudo deve ser bem dosado. Equilibrado. Se você fez um agradinho todos os dias, aquilo deixa de ser surpresa e passa a ser rotina, o que enjoa.

    Ontem mesmo dei uma de romântica… Completei um mês de namoro e entrei na casa dele escondida (enquanto ele estava no treino), e deixei uma cartinha e 30 bombons, simbolizando os “trinta dias mais doces e gostosos da minha vida”. Ele adorou!

    Mas tenho que confessar uma coisa: eu sou romântica quando eu vejo que a pessoa gosta. Com meu antigo namorado, eu fazia presentes criativos, gastava horas e horas preparando tudo… Até um dia que eu percebi que para ele aquilo não significava muita coisa, então eu deixei de fazer.

    Acho que em um mundo tão corrido e “do avesso” como o que estamos vivendo hoje, já deixamos e perdemos tantas coisas boas… Não percam o romantismo também. :)

  • Thais Ramos

    A sua ‘conclusão’ é exatamente o que to passando!
    Já tinha caído minha ficha quanto a isso… agora é tentar mudar e não deixar com que a frieza nos impeça de aproveitar novas chances e oportunidades de ser feliz!
    BjoOo

  • Juliana Carvalho

    É verdade… esse tipo de pergunta nos faz refletir né? E me fez pensar que quando eu era namorada eu era muito mais romântica… e hoje com o corre- corre, cansaço do dia a dia, esse estado mudou bastante… as vezes me acho até muito seca… MUDANÇA JÁ!! rsrs
    Adorei o Post!! OBS.: Sou leitora a pouco tempo + já estou adorando o seu blog!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *