Outros

Organizando os armários da cozinha

Já falamos sobre estilos de cozinha, agora vamos falar de como organizar os armários e gavetas, primeiramente, com os itens de cozinha e, depois, em outros posts, como organizar a parte dos alimentos.
A primeira grande dica, principalmente se sua cozinha for pequena, é usar alternativas como ganchos, carrinhos de apoio e prateleiras!
Outra opção é usar armários inferiores abertos ou substituir as portas por cortinas, isso ajuda na circulação do ambiente!
FOTO-1 FOTO-2 FOTO-3

 

 

Os corrimãos colocados abaixo dos armários na altura da pia ajudam a liberar a bancada. Aí você pode armazenar utensílios, produtos de limpeza, papel alumínio e até panelas, todos pendurados e de fácil acesso. Os painéis aramados também são ótimos para essas funções!

FOTO-4

 

O mais importante na hora de organizar sua cozinha é setorizar os itens, talher com talher, prato com prato, copo com copo, etc. O que usa com mais frequência deve ser de fácil acesso.

TALHERES E PANOS
A gaveta é o melhor lugar para guardar talhes, panos de prato, toalhas de mesa e jogo americano. Os rolos de papel, alumínio e filme, podem ser pendurados ou guardados aqui também. Faça rolinhos com os tecidos, assim você conseguirá visualizar tudo o que tem na gaveta.

FOTO-5

 

A primeira gaveta comporta bem os talheres menores de uso diário. Use divisórias e separe os garfos das facas e colheres. Na segunda, guarde os talheres maiores. Se a gaveta for pequena, coloca-los na diagonal permite aproveitar melhor o espaço. Deixe as últimas para itens que use menos e para os panos e cadernos de receita.

FOTO-6

 

Outra opção é deixar os talheres grandes em cima da pia, próximo ao fogão, ou pendurados na parede, fica bem prático na hora de cozinhar!

FOTO-7 FOTO-8 FOTO-9

 

A mesma ideia serve para as facas usando uma barra imantada na área da pia. Se você tiver espaço na bancada também pode guarda-las naqueles suportes em que a lâmina fica escondida.

FOTO-10

 

Para os talheres de menos uso, guarde-os em potes de plástico ou vidro dentro do armário. Separar os conjuntos facilita na hora de arrumar a mesa para um evento especial ao invés de ter um milhão deles embolados na gaveta.
Isso também vale se você tem conjuntos de jogo americano e guardanapos. Guarde-os organizados em caixas se não couber nas gavetas.

FOTO-11

 

Na hora de servir, uma boa ideia é deixar os talheres dispostos para que cada um se pegue o seu. Use a criatividade para criar os suportes. Podem ser vidros reaproveitados e até vasinhos!

FOTO-12

 

PANELAS, FÔRMAS E TÁBUAS
Uma opção é guarda-las penduradas em painéis ou barras, ótimo para quem tem pouco espaço nos armários.

FOTO-13 FOTO-14 FOTO-15

 

Agora se você tem espaço ou prefere tudo dentro dos armários, empilhe as panelas e guarde as tampas separadas. Pode ser usando um organizador na vertical, numa caixa de plástico, ou até com um escorredor de pratos, sempre colocando da maior para a menor.

FOTO-16 FOTO-17

 

Outra sugestão é coloca-las na porta do armário. Use ganchos adesivos se não quiser parafusar.

FOTO-18

 

Se preferir deixar as tampas junto com as panelas, coloque a tampa ao contrário (com a alça para baixo), assim você consegue empilhar uma em cima da outra.
As fôrmas, travessas e bandejas também podem ser guardadas na vertical, assim fica mais fácil retirá-las.

 

FOTO-19

FOTO-20

 

E as tábuas também podem ser pregadas na porta dos armários.

FOTO-21

 

Para não danificar o teflon das frigideiras que são guardadas uma sobre as outras, use um pedaço de papel toalha ou um TNT entre elas para proteger.

FOTO-22

 

O melhor lugar para guardar esses itens é embaixo da pia, quanto mais perto do fogão melhor. Coloque no fundo as de menos uso e na frente as de maior uso.

POTES DE PLÁSTICO
Para evitar o odor, o ideal é guardar os potes de plástico sempre abertos. Para isso você pode organizar as tampas na porta do armário ou na vertical, usando um escorredor ou em uma caixa de plástico. Coloque os potes um dentro do outro.

FOTO-23

 

Para guardar forminhas de cupcake, uma sugestão é coloca-las dentro de vidros reaproveitados.

FOTO-24

 

COPOS, PRATOS E XÍCARAS
Os pratos, xícaras e copos ficam mais bem acomodados em prateleiras. Lembre-se de colocar os de mais uso numa altura de fácil acesso.
Nunca empilhe mais do que 16 pratos para não correr o risco de trincarem. Separe as pilhas dos pratos rasos, fundos e os de sobremesa. Existem organizadores próprios que ajudam você a ganhar mais espaço criando várias alturas e permitindo que você separe essas pilhas.

 

FOTO-25

 

Empilhe também tigelas, no máximo 3 por vez.

FOTO-26

 

Os copos podem ser guardados de cabeça para cima ou para baixo, como preferir. Nunca guarde um dentro do outro. Se quiser ganhar mais espaço, crie um segundo nível usando uma bandeja apoiada nos copos.
Esses aramados que encaixam nas prateleiras também são uma ótima opção para ganhar mais espaço e separar melhor os itens.

FOTO-27

 

 

Se preferir guarde as xícaras separadas dos pires, empilhadas de 2 em 2, ou empilhe os pires e as xícaras juntos, um sobre os outros, mas cuidado para não derrubar tudo!

 

FOTO-28

 

É claro que cada objeto não vai ficar sempre no lugar o tempo todo, porque a cozinha é um lugar que tem muito movimento, mas o mais importante é que ela seja funcional e ajude a você a economizar tempo na hora de preparar e servir a comida!

Bjs

Site: www.carlanamedida.blogspot.pt/
Instagram : instagram.com/blognamedida
Face : www.facebook.com/blognamedida
Youtube: www.youtube.com/NaMedidaCarlaCarvalho

Posts sobre decoração, organização, dicas e inspirações para deixar sua casa mais bonita.

um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *