Moda

O MAQUIADOR PROFISSIONAL  

O maquiador profissional ainda não é uma profissão reconhecida como categoria, mas mesmo assim vem ganhando cada vez mais espaço.

O maquiador profissional também conhecido como Make up artist, insere-se hoje no ramo da moda, do cinema e do espetáculo, mas também naquele de venda de cosméticos.

Esta figura profissional é especializada em maquiar celebridades (dos atores aos políticos), ou pessoas “normais” para ocasiões especiais como casamentos ou também para serviços de maquiagem em lojas de cosméticos, revistas, entre outros. Além das habilidades técnicas, o maquiador deve possuir qualidades pessoais que são muito importantes. Deve ser uma pessoa paciente, capaz de estabelecer uma relação empática com as pessoas com quem trabalha, deve ser capaz de lidar com o stress e o ritmo frenético do mundo dos espetáculos. Aliás, deve ter uma boa familiaridade com a interpretação das expectativas dos clientes, mesmo os mais exigentes.

 

 

Como tornar-se um maquiador profissional?

As grandes cidades brasileiras, como São Paulo, Rio de Janeiro ou Belo Horizonte, oferecem muitos cursos pagos de diferentes níveis de especialização. A escolha do curso de curso de maquiagem profissional sp depende muito do seu objetivo profissional. Para começar, é sempre melhor frequentar um curso de maquiagem de 360 graus. Depois deste primeiro curso é possível se especializar em um determinado tipo de maquiagem, mas no começo é fundamental obter uma base geral sobre a matéria. Quando escolher o curso, procure entender quanto a escola se aproxima ao mundo profissional pelo qual vocês gostariam de trabalhar.

Como sempre a internet possibilita de encontrar alternativas, mas desconfie de cursos muito práticos, também na teoria, neste ramo, a teoria e a prática são muito importantes. Ter bons conhecimentos sobre a história do teatro e do cinema, será uma boa bagagem que facilitará a sua carreira.

 

Maquiador profissional: oportunidades de trabalho

 

Como cada profissão próxima ao mundo do espetáculo, o início não é tão simples e as primeiras experiências são difíceis, é preciso então ser persistente e aguardar pelos resultados.

No começo vocês não serão muito bem pagos mas, com o tempo e a experiência, certamente o valor aumentará. Por exemplo, para uma maquiagem de noiva, nas grandes cidades, chega-se até R$ 2.000 para um bom maquiador e para uma sessão fotográfica o preço de um dia de trabalho chega até R$7.000. Tudo depende do seu objetivo profissional.

Depois da escola, vocês poderão trabalhar mesmo num centro de estética ou em uma perfumaria como maquiadora.

Se o seu objetivo é trabalhar no mundo do espetáculo, recomendamos que você prepare um bom portfólio com os melhores trabalhos realizados, e apresente nas agências deste ramo para apresentar seu trabalho e ao mesmo tempo fazer experiências.

Criou o EuCapricho.com em Agosto de 2007 para compartilhar dicas de moda e beleza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *