Ladrilhos hidráulicos e azulejos portugueses

Nós já falamos sobre os subway tiles aqui no blog e hoje eu trago pra vocês outra tendência de revestimento que são os azulejos estampados conhecidos como ladrilhos hidráulicos e também os azulejos portugueses!

 

O que são ladrilhos hidráulicos?
Ladrilho hidráulico, conhecido erroneamente como azulejo hidráulico, é um revestimento feito artesanalmente, um a um, à base de cimento e corantes, e comprimido numa prensa hidráulica. Surgiu como alternativa ao mármore ou à cerâmica que ia ao forno, sendo assim um produto sustentável já que não consome energia e nem emite gases como os que são queimados nos fornos.

 

Ladrilhos hidráulicos e azulejos portugueses

 

 

Foi muito utilizado no fim do século XIX e com a forte tendência do estilo vintage e do estilo industrial esses revestimentos voltaram com tudo!

 

Ladrilhos hidráulicos e azulejos portugueses Ladrilhos hidráulicos e azulejos portugueses Ladrilhos hidráulicos e azulejos portugueses

 

São muito mais resistentes que a cerâmica simples durando uma vida toda e é muito versátil, funciona tanto nas áreas internas como externas e podem ser usados nas paredes ou no chão. Diferentemente dos azulejos cerâmicos, dispensa o rejunte, pois quase não sofre dilatação.
O único porém é que eles são peças muito porosas e requerem um cuidado maior. É preciso aplicar cera a cada 15 ou 20 dias para dar brilho e facilitar a limpeza.

 

Ladrilhos hidráulicos e azulejos portugueses

 

Você pode combinar uma infinidade de desenhos e cores o que dá um toque super especial aos ambientes.

 

Ladrilhos hidráulicos e azulejos portugueses Ladrilhos hidráulicos e azulejos portugueses Ladrilhos hidráulicos e azulejos portugueses Ladrilhos hidráulicos e azulejos portugueses-9 Ladrilhos hidráulicos e azulejos portugueses

 

Se você não curte esse estilo mosaico ou patchwork de azulejos pode usa-los de forma mais tradicional também, com cores mais neutras e uma estampa única.

Ladrilhos hidráulicos e azulejos portugueses Ladrilhos hidráulicos e azulejos portugueses Ladrilhos hidráulicos e azulejos portugueses Ladrilhos hidráulicos e azulejos portugueses Ladrilhos hidráulicos e azulejos portugueses

Apartamento.33 | Studio Boscardin.Corsi. 2015.

 

Como qualquer peça de arte, ele tem um custo mais alto, mas hoje em dia já existem alternativas que imitam as estampas de ladrilho hidráulico nos azulejos cerâmicos que são mais em conta, lembrando que eles não tem o mesmo conceito sustentável e nem são feitos a mão!

 

Azulejos portugueses
O que diferencia o ladrilho hidráulico do azulejo é seu modo de fabricação.
Os azulejos são feitos de barro e cozidos no forno. Possuem um acabamento brilhante, uma camada vítrea em sua superfície que o torna impermeável, exigindo também menos manutenção. Necessita de rejunte, pois sofre dilatação.

 

Ladrilhos hidráulicos e azulejos portugueses

 

Os conhecidos como azulejos portugueses, são na verdade um estilo e não um material. Sua pintura é feita artesanalmente, geralmente nas cores azul e branco, uma influência da louça chinesa levada pelos portugueses após navegarem pelo Oriente e que remetem também ao navy, mas também podem aparecer com toques de verde, amarelo e marrom. Possuí desenhos de formas geométricas, arabescos, florais ou cenas pintadas. Hoje já existe alternativas com produção em larga escala que imitam essas pinturas feitas a mão.

 

Ladrilhos hidráulicos e azulejos portugueses Ladrilhos hidráulicos e azulejos portugueses

 

No Brasil a azulejaria também ganhou força, principalmente para revestir áreas molhadas como os banheiros e cozinhas, graças à qualidade impermeabilizante e o baixo custo desse material, mas também podem ser usados em áreas externas.

 

Ladrilhos hidráulicos e azulejos portugueses Ladrilhos hidráulicos e azulejos portugueses Ladrilhos hidráulicos e azulejos portugueses Ladrilhos hidráulicos e azulejos portugueses

 

Outras maneiras de inserir os azulejos na decoração é enquadrá-los para decorar uma parede, usá-los no tampo de mesinhas laterais ou até transformá-los em porta copos.

Ladrilhos hidráulicos e azulejos portugueses Ladrilhos hidráulicos e azulejos portugueses

 

E até chegou virar estampa de tecidos há um tempinho atrás, muito usado também na moda!
Outra alternativa mais rápida e barata para quem quer usar essa tendência na decoração, mas tem medo de enjoar depois, é usar os adesivos decorativos com estampas inspiradas nesses tipos de azulejos!
Mas tome cuidado, o adesivo não pode ficar muito próximo ao calor e a limpeza não pode ser muito pesada, pois danificam o mesmo. E claro que sua durabilidade é bem menor que a dos azulejos!

 

Ladrilhos hidráulicos e azulejos portugueses

 

E vocês, gostam desses estilos? Agora que já conhecem um pouco mais das características de cada um é só escolher o que mais te agrada e fazer o investimento certo!

Bjs
Carla Carvalho

 

Site: www.carlanamedida.blogspot.pt/
Instagram : instagram.com/blognamedida
Face : www.facebook.com/blognamedida
Youtube: www.youtube.com/NaMedidaCarlaCarvalho

The following two tabs change content below.

Carla Carvalho

Colaboradora
Posts sobre decoração, organização, dicas e inspirações para deixar sua casa mais bonita.

Latest posts by Carla Carvalho (see all)

8 Comments

  • Ji 11 agosto 2016 at 11:12

    Oi Lu.. ficam sensacionais! Dá vontade de colocar em todos ambientes da casa hahaha.. mas tem que tomar cuidado pra não exagerar.. Vou acabar colocando na cozinha por enquanto, daqueles bem coloridinhos, estilo a segunda foto do post :)

    Luiza Gomes respondeu:

    tb adorooo o efeito, se fizer depois manda foto pra gente!! :)

    Reply
  • Thainá Martins 29 agosto 2016 at 11:56

    Adoro esses ladrilhos coloridinhos <3
    Estou tentando convencer a minha mãe a deixar que eu coloque os adesivos hidráulicos na cozinha com esse tipo de "estampa", acho que deixa o ambiente muito mais charmoso e aconchegante!

    Reply
  • Ana Júlia 14 julho 2017 at 4:02

    Adorei!! Os Azulejos deixaram os ambientes incríveis.

    Reply
  • Enrico Bravatia 19 julho 2017 at 9:50

    Parabéns pelo refinamento e sofisticação!

    Reply
  • Amanda 27 julho 2017 at 2:17

    A minha sogrinha colocou no apartamento novo dela os adesivos, tipo azulejos portugueses. Ficou muito bom. É uma forma barata, e bonita, e melhor ainda, fácil de ser substituído.
    Parabéns Lu, pelo belo artigo!

    Reply
  • Amanda Liz Cavalcanti 6 outubro 2017 at 6:20

    A minha sogrinha colocou no apartamento novo dela os adesivos, tipo azulejos portugueses. Ficou muito bom. É uma forma barata, e bonita, e melhor ainda, fácil de ser substituído.
    Parabéns Lu, pelo belo artigo!

    Reply
  • BL Carb 25 outubro 2017 at 2:51

    Nossa que coisa linda!

    Eu tenho uma mesa de madeira e estou louca para fazar igual, basta achar um local que venda esses ladrilhos. Amei!

    Reply

Leave a Comment