Cinema,  Outros,  TOP5

Grandes sucessos nacionais

Embora muita gente ainda torça o nariz quando se fala em cinema nacional, a grande verdade é que temos grandes filmes produzidos no Brasil. Esse cenário vem mudando ao longo dos últimos anos, onde cada vez mais se investe em produções tupiniquins, que conquistam o público que lotam as salas de cinema.  Dos mais variados gêneros, tem produção para todos os gostos, o importante é deixar o preconceito de lado, e dar uma chance aos filmes brasileiros, que podem sim surpreender. Vamos a lista?

 

1 – Cidade de Deus

 

Lançamento: 2002 / Elenco: Matheus Nachtergaele, Seu Jorge, Alexandre Rodrigues, Leandro Firmino, Jonathan Haagensen, Douglas Silva, Alice Braga / Gênero: Drama

 

Escolhi pra abrir nosso TOP 5 de hoje um filme que bombou não somente no Brasil, mas no mundo inteiro, sendo aclamado pelos principais críticos de cinema de vários países. ‘Cidade de Deus’, dirigido por Fernando Meirelles mostra a formação do crime organizado na Cidade de Deus, no Rio de Janeiro, isso entre as décadas de 60 e 80. Bem produzido, o filme que completa uma década desde seu lançamento este ano, é um dos bons exemplos de que podemos sim produzir filmes do tipo ‘exportação’. Acredito que mesmo quem não goste do gênero, ou ache que o filme exagera um pouco na violência, tem que admitir que se trata de um grande filme.

 

Curiosidades: ‘Cidade de Deus’ recebeu quatro indicações ao Oscar, nas categorias: Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Edição e Melhor Fotografia. Boa parte do elenco do filme foi escolhida em diversas comunidades em favelas cariocas, sendo que muitos foram revelados, e deram continuidade a carreira de ator.

 

2 – Central do Brasil

 

Lançamento: 1998 / Elenco: Fernanda Montenegro, Vinícios de Oliveira, Soia Lira e Othon Bastos / Gênero: Drama

 

Seria impossível falar em filmes nacionais, sem mencionar ‘Central do Brasil’, um drama emocionante que conquistou a todos, inclusive a Academia de Oscar, que indicou pela primeira vez na história uma atriz latino-americana ao papel de melhor atriz, no papel interpretado por Fernanda Montenegro. Fernanda é uma mulher que escreve cartas ditadas por analfabetos na estação Central do Brasil, no Rio de Janeiro, quando conhece um menino, no papel de Vinicios de Oliveira, e decide ajudá-lo a encontrar o pai, no interior do país.

 

Curiosidades: ‘Central do Brasil’ recebeu duas indicações ao Oscar: Melhor Filme Estrangeiro, e Melhor Atriz.  No Globo de Ouro, venceu na categoria Melhor Filme Estrangeiro, em 1999, e é considerado o filme responsável por levar novamente o nome do Brasil aos outros países.

 

Clique no link baixo e veja a lista completa

 

3 – O Auto da Compadecida

 

Lançamento: 2000 / Elenco: Matheus Nacjtergaele, Selton Mello, Rogério Cardoso e Diogo Vilela / Gênero: Comédia

 

Já que falamos de dois dramas nos tópicos anteriores, que tal rir um pouco? ‘O Auto da Compadecida’ é sem dúvida uma das comédias nacionais mais divertidas de todos os tempos. É aquele tipo de filme que não importa quantas vezes você já assistiu, sempre vale a pena ver de novo. O filme tem a direção de Guel Arraes, é baseado em uma obra homônima de Ariano Suassuna. É impossível não se divertir com as trapalhadas da dupla João Grillo (Natchergaele) e Chicó (Selton Mello), que interpretam um mentiroso e um covarde, que vivem diversas aventuras na pequena cidade em que vivem.

 

Curiosidades: ‘O Auto da Compadecida’ foi produzido inicialmente como uma minissérie para TV, exibida em quatro capítulos pela Rede Globo, em 1999. Nas telonas, acabou perdendo cerca de 100 minutos de seu tempo total. Apesar de ter sido exibido em rede nacional em forma de minissérie, o filme levou cerca de 2 milhões de pessoas as salas de cinema.

 

4 – Se eu Fosse Você

 

Lançamento: 2006 / Elenco: Glória Pires, Tony Ramos, Thiago Lacerda e Danielle Winits / Gêneo: Comédia

 

Se a qualidade de um filme é proporcional ao seu sucesso de público, então ‘Se eu Fosse Você’ pode ser considerado um filme muito bom, já que arrebentou as bilheterias no ano de 2006, quando foi lançado. Nesta comédia, a dupla Tony Ramos e Glória Pires teve uma química perfeita  nos papeis de Claudio e Helena. Ele, dona de uma agência, ela, uma professora de música. Casados, os dois enfrentam problemas por conta da rotina, e um belo dia, após uma acalorada briga, eles acabam ‘trocando de corpos’, onde um assume a identidade do outro, e aí que percebem as dificuldades que o parceiro enfrenta.

 

Curiosidades: O filme levou mais de 3 milhões de espectadores as salas de cinema em 2006, sendo um recorde para um filme brasileiro naquele ano. O sucesso levou a produção da continuação ‘Se eu Fosse Você 2 (2009)’. Quando foi exibido pela Rede Globo, na Tela Quente, o filme alcançou a incrível marca de 32 pontos de audiência, um recorde para o horário na emissora.

 
5 – Tropa de Elite

 

Lançamento: 2007 / Elenco: Wagner Moura, Caio Junqueira, André Ramiro e Milhem Cortaz / Gênero: Ação

 

Um filme que foi sucesso antes mesmo de seu lançamento? Sim, isso aconteceu com Tropa de Elite, quando uma versão pirada do filme ‘vazou’ para o mercado pirada cerca de dois meses antes de seu lançamento oficial. Claro que esse fato acabou atraindo ainda mais a curiosidade das pessoas que lotaram as salas de cinema para conhecer o famoso Capitão Nascimento, interpretado por Wagner Moura. Polêmico, ou não, o filme mostra o dia a dia do BOPE (Batalhão de Operações Especiais), do Rio de Janeiro.

 

Curiosidades: ‘Tropa de Elite’ era originalmente um documentário, que seria parte do projeto ‘Ônibus 174’, e teria o BOPE como tema principal. Em 2010, o filme ganhou uma continuação com ‘Tropa de Elite 2’. Durante as gravações do filme no morro Chapéu Mangueira, a equipe foi roubada, e foram levadas cerca de 100 armas cenográficas, o evento paralisou as filmagens por das semanas.

 

E esse foi nosso TOP 5 de hoje meninas. E vocês, o que acham do cinema nacional? Qual o filme que mais gostaram até hoje? Já sabem né, deixem um comentário com a opinião de vocês, e se quiserem enviar dicas e sugestões, também são sempre muito bem-vindas! E até a próxima semana.

Criou o EuCapricho.com em Agosto de 2007 para compartilhar dicas de moda e beleza.

15 Comments

  • Renata Claro

    Eu adorei esses todos que vc postou Luciana, são filmes realmente muito bons!! Sei que temos filmes Nacionais que as vezes não são isso tudo mas esses VALE a pena ver com certeza!!

    Assalto ao Banco central tbem é Otimoooo
    Bjoss amores

  • Ju Gardênia

    Muuuito bom. Amo cinema nacional e procuro assistir todos. Dar valor ao nosso cinema já não é difícil. O cinema nacional hoje tá bem demaais.
    Adorei o post.

  • Bel Salles

    Na minha lista, eu tiraria o Auto da Compadecida para colocar Lisbela e o Prisioneiro… :)

    Mas todos são ótimos mesmo… :)

  • Camilinha

    O Auto da Compadecida eu simplesmente adoro!!! Já assisti um milhão de vezes e continuo rindo com ele!!!

  • Itala Jéssica

    minha mãe não gosta muito dos filmes brasileiros, sempre acha que vai ter safadeza (na maioria é assim), mas os filmes estão ficando muito bons, e com poucas cenas assim… vi Cilada.com e gostei muito… é comédia pura… (:

  • Márcia

    Eu não vi os dois primeiros. Mas os outros três são ótimos! Adoro!
    Ah… tem uns pequenos errinhos de digitação no post, tipo “pirada” no lugar de “pirata” e “das semanas” no lugar de “duas semanas”. Nada que comprometa o entendimento, mas é sempre bom consertar, né?! ;)
    Beijo

  • Mel

    Então Luciana, eu AMO cinema nacional entao sou suspeita.. adoro todos que vc postou! Dessa lista o meu favorito ainda eh o auto da compadecida, posso ver milhoees de vezes!
    Aproveitando a deixa, dou um dica para que assista “o homem do futuro”, jah viu? Eh com Wagner Moura e Aline Moraes…
    E jah to na ansiedade pra ver reis e ratos! bjoo

  • Mayara

    Adorei seu post. Muito bom. Realmente os filmes nacionais são muito bons, pena que muita gente não valoriza.
    E o filme que eu mais gostei do cinema nacional é ” Qualquer Gato Vira Lata”.
    Esse filme é muito bom, é uma pena não ter entrado nesse post. Esse post merece a parte 2.

  • Fernanda

    Nossa hein Lú, dificil selecionar bons filmes, são tantos, tem A partilha, que é otimo, De pernas pro ar, Quincas, o cinema nacional esta cada vez melhor! Fora que ficar no sofa agarradinho vendo filme nunca sai de moda, concordo com a Mayara merece parte II

  • Malu

    Faltou bicho de sete cabeças….bem significante….um filme mais novinho que achei bem engraçado…muita calma nessa hora
    Tem um novo que quero ver, eu acho que é legal, 2 coelhos…hehe

  • Sandra

    Ficou legal a listinha. Bem que faltou alguns filmes como:

    – A Partilha (tem diálogos maravilhosos).
    – Lisbela e o Prisioneiro (que é muito divertido).
    – As domésticas. (O meu filme preferido)

    E da relação os meus preferidos são:
    – Cidade de Deus. (Que mostra que é possível fazer bons filmes no Brasil)
    – Tropa de Elite. (Yes! Temos um herói hollywoodiano)

  • Dessa Guimarães

    todos muito bons, só não sou meio fã do Cidade de Deus, ainda sim, é um sucesso nacional!

    :)

  • Carmelia Maria Silva

    CINEMA NACIONALLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL!!!! UHUUUUUUUUUUUUUU!
    Oi, Luiza, oi Luciana, meu nome é Carmelia e eu AMOOOOOOOOO CINEMA NACIONAL!!! HAHAHAHAHA!
    Ai adorei o post Luciana.
    Mas se eu pudesse trocar, eu tiraria o filme SE EU FOSSE VOCÊ e colocaria QUANDO MEUS PAIS SAIRAM DE FÉRIAS! rs Nada contra o SE EU FOSSE VOCÊ, mas acho o outro melhor!
    Na realidade, se eu fizesse um TOP5, não ia dar,… tinha que ser um TOP20!!! Ia colocar os que eu mais gostei, tenho vários ainda pra ver!
    Quero deixar uma sugestão, PÁRA TUDO PORQUE o Wagner Moura <3, o Selton Melo <3 e o Matheus Nacjtergaele <3 (copiei e colei o sobre nome dele ali de cima, hahahahaha, é difícil vai!) merecem um ESPECIAL né???? O que que foi aquele filme O PALHAÇO BRASEEEELLLL!!! <3 d+!!!!
    Abri meu HD externo só pra ver quantos filmes nacionais tenho: 28!!!!! hahahaha! Tenho uns 10 pra ver ainda! :D
    Então tchauuuuuuuuuuuuuu!
    Bjssss

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *