Cinema,  Filme da Semana,  Outros

VIPs

Gênero: drama // Censura: 14 anos // Atores: Wagner Moura, Arieta Corrêa, Gisele Fróes, Juliano Cazarré, Norival Rizzo, Roger Gorbeth, João Francisco Tottene, Jorge D'elia.

 

Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=ROOK2BBIwpA

 

Para esta semana vamos de filme Nacional né?
Quando vi os anúncios de "VIPs", com Wagner Moura, fiquei muito em dúvida pois tenho ainda em minha mente a figura marcante do temido Capitão Nascimento (Tropa de Elite 1 e 2). Mas já aviso de uma vez.. eles são muito diferentes! Um roteiro com um pouco de humor, suspense, drama! VIPs é um filme divertido que conta com Wagner e sua incrível atuação!

 

Marcelo (Wagner Moura), um jovem criado pela mãe (Gisele Fróes), não consegue conviver com sua própria identidade, e seu maior prazer e diversão é imitar as pessoas e se passar por elas. Isto faz com que passe a ter diversos nomes, nos mais variados meios, e aplica seguidos golpes. Com o sonho de viajar pelo mundo e aprender a voar e tornar-se piloto, assim como o pai, Marcelo foge da casa da mãe e começa a maior aventura de sua vida, cada vez se passando por uma pessoa diferente. Um dos mais conhecidos e famosos "golpes" de sua vida é quando ele se passa por Henrique Constantino (esse sem dúvidas foi seu ápice), parente do dono da companhia aérea Gol, durante uma grande festa no Recife.

 

Nos tempos de escola, tinha uma facilidade para imitar as pessoas.. e de uma forma tão natural! A composição desse talento juntamente com a ambição quando sai de casa, faz com que ele arrume emprego em um pequeno aeroclube. Anos depois, já era o piloto mais famoso das pistas de pouso clandestinas entre o Brasil e o Paraguai.

 

Não haveria história sem um conflito, e o de Marcelo é aceitar quem ele realmente é.

 

Durante o filme, é sempre camuflado e escondido o passado da família. Mas é importante dizer que são muito bem sacadas as cenas com a mãe de Marcelo, uma cabeleireira, com suas várias fotos de celebridades dos anos 90 coladas do espelho do salão para se inspirar nos penteados.

 

De fato, o filme é inspirado nas experiências e feitos de um criminoso real condenado por tráfico de drogas que enganou várias pessoas. E nesse enredo, podemos conhecer um pouquinho do perfil de um homem que decidiu agarrar o destino pelas mãos e com uma dose de sorte, acabou por viver uma baita de uma aventura intensa!

 

Com um estilo de interpretar impressionante Wagner consegue ir, em um único instante, da timidez à explosão. O ator parece confortável e muito a vontade com a responsabilidade de conduzir o filme.

 

É visível que manter a crise de identidade desde o princípio é bem mais difícil do que ter que criar um personagem diferente a cada instante!

 

Primeiramente, Marcelo ganha o apelido de "Bizarro", na época de colégio, um jovem solitário e retraído, já aplica seus primeiros golpes na escola imitando a voz e jeitos de colegas e professores;

 

Agora, Marcelo vira Dumont, trabalha em um aeroclube no Mato Grosso lavando aviões. Acompanhado de Chicão, tem suas primeiras horas de vôo;

 

Então, Marcelo se torna Carrera, envolvido com o narcotráfico na fronteira entre Paraguai e Brasil, é um piloto destemido que realiza voos kamikazes e outras manobras arriscadas. É tido como um filho pelo Patrão e admirado pelos outros contrabandistas, sobretudo por conta de sua divertida performance como Renato Russo;

 

E, finalmente, Marcelo se torna Henrique Constantino, no Recife. Parente do dono de uma das maiores companhias aéreas do país. Tímido, o jovem empresário decide passar o carnaval sozinho em um resort de luxo no Recife, onde conhece celebridades e membros da alta sociedade brasileira.

 

Com uma forma incrível de "trocar de identidade", ouvi várias pessoas falando, depois de um desses feitos, na sala de cinema:"Quem esse cara acha que é?!" rsrsrsr De fato, Wagner brilha e não decepciona!!

Além de tudo, é um filme que nos fazer pensar sobre a questão da identidade e o que inventamos sobre nós mesmos para sermos aceitos.

 

Curiosidades:
– Wagner Moura teve aulas de aviação para protagonizar VIPs;
– VIPs foi exibido no Festival do Rio e faturou quatro prêmios, entre eles, o de Melhor Filme;
– O filme é baseado no livro “Vips – Histórias Reais de um Mentiroso”, de Mariana Caltabiano, e do documentário VIPs – Histórias Reais de um Mentiroso, exibido no Festival do Rio 2010;
– Destaca-se do filme, inclusive, a divertida passagem em que Carrera solta os bichos interpretando Renato Russo no Paraguai.
– A cara de pau exibida em momentos que poderiam ser constrangedores, como a presença no camarote VIP no Carnaval de Recife, e as imitações que realiza, das mais simples até a antológica performance como Renato Russo, são incríveis!
– Há quem diga que VIPs é uma versão brasileira de "Prenda-me se for capaz".

 

Fiquei com saudades do Cap. Nascimento.. hahahaha mas os Marcelo's não ficam pra trás não!!

 

Beijinhos e bom filme!!

 

Criou o EuCapricho.com em Agosto de 2007 para compartilhar dicas de moda e beleza.

26 Comments

  • Naiara Batista

    Estou louca para assistir.
    Wagner é garantia de sucesso, amo tudo que ele faz. Tem um talento incrivel e para variar é baiano que nem euzinha aqui hahaha (Hoje á aniversário de Salvador, então parabéns pelos 462 anos ! )
    Bjuus *-*

  • Thais

    Ainda não assisti mas eu tenho certeza de que o filme está muito bem feito: o meu cunhado fez a pós-produção :D.  *\o/*

  • Priieeh

    Ai meu deus que que é esse Wagner Moura hein?? E esse sorisso?? E essa cara de safadinho??
    meu deus..que DEUS! hahaha
    AMO ELE DE PAIXAO!
    to loca pra ver o filme ;]

  • Carmelia Maria Silva

    ai meu deus, eu sou apaixonada pelo wagner moura desde o filme ABRIL DESPEDAÇADO! <3
    super quero ver esse filme!
    qdo ver passo aqui ta t contar!
    bjs bjs bjs

  • Ninaccq

    Faz tempo que quero assistir esse filme…
    Assistir uma reportagem faz tempo com o verdadeiro Marcelo (se não mim engano foi na record), ele contou esse fato do Recife e disse que foi até entrevistado por Amaury Junior.
    Amo verdadeiramente Wagner Moura.
    =**** DRY

  • THAIS MOTA TORRES ALVES

    Dry, eu vi e não gostei.. esperei mais pq eu li o livro, no filme mostra ele como uma pessoa confusa, com problemas psicologicos, sendo que na verdade no livro, a Mariana deixa bem claro que ele sabe o que ele tá fazendo. A atuação do Wagner tá espetacular, como todo papel dele.. 
    Eu sou uma fã de carteirinha do Marcelo, queria saber o paradeiro dele.. coisa que no filme não mostra.. No livro no final ele foge da cadeia e some, eu desconfio que ele esteja com o "Padrinho" dele (é assim que ele chama aquele senhor paraguaio no livro). Desejo tudo de bom p/ ele!

  • Marilia

    Esse eu não perco!!! Rs O Marcelo da vida real sempre me despertou muita curiosidade. O Wagner Moura é um ator espetacular e tenho certeza que ele não irá decepcionar neste papel! Faço questão de assistir!

  • Camila Freitas

    Já tava querendo muito assistir esse filme!! Agora então, com certeza vou. O Wagner abala as estruturas de qualquer filme.

    Parabéns Dry, tá d+++
    bjos Lu

  • Dry di Moraes

    Oi Thais.. então menina.. eu não li o livro sabe? Acho que gostei tanto da atuação do Wagner que pra mim isso valeu. Mas fiquei super curiosa em conhecer mais da história do Marcelo e agora que vc disse que gostou do livro e que tem uma certa diferença do filme na questão psicológica, fiquei mais curiosa e interessada ainda!! Obrigada pela dica. Sou uma leitora fanática e fazendo post eu já tinha me interessado, agora então!! =) Beijos

  • Pauliene Sousa

    Eu assisti o filme neste último findi e o final é surpreendente.

    Vale muito a pena!

    Kisses . . .

  • Natália L.

    Dry, adoro seus post.. Mas devo admitir que não sou NADA fã de filme nacional, nada mesmo, nem o minimo do minimo. hahahahahaha Depois de decepções eu me convenci que não rola! Porém, seu post esta ótimo, como sempre!

  • Amanda Mascarenhas

    Nossa, o enredo é realmente super parecido com o de Prenda-me Se For Capaz do Léo Dicaprio! Se for tão bom quando ele, melhor ainda =)

  • Erika Mayara

    Já estava afim de assistir o filme, e agora me interessei mais ainda !
    adorei a dica de filme pra esta semana, e concerteza não deixarei de assistir !

  • Flávia

    Você conta o filme toooodo!! Não precisa dar tantos detalhes…só a sinopse é o suficiente!

    Luiza Gomes respondeu:

    Flavia ela nao contou tudo…basta ir no cinema para saber…
    Ja a sinopse vc encontra em qualquer site sobre cinema, ta!

    O post fica rico assim, cheio de detalhes, quem nao quiser saber por algum motivo, é só pular o post. Este novo formato mais rico de detalhes está fazendo bastante sucesso.

    Bju

  • Arine

    E associar eternamente o Wagner ao capitão Nascimento é uma tremenda bobagem pra quem conhece a versatilidade dele como ator.
    Qnt ao Marcelo, permanece preso. Semana passada Amaury Jr. o entrevistou na cadeia.

  • Lais C.

    Dry, adoro seus posts, pois tbm amoo mt cinema e vc sabe nos informar mt bem sobre os melhores!!
     
     
    beeijão

  • Angélica Oliveira

    Eu sou a única a achar que o Wagner Moura está a cara do Luan Santana na segunda foto da montagem?? Meu Deus….hahahahahaha
    Adoro Wagner Moura, acho que é um dos melhores atores da nossa geraçao!

  • Dani

    Depois de ler esse post eu fiquei louca pra assistir o filme. Ontem eu fui sozinha ao cinema e morri com o filme. Wagner Moura ARRAZA, o filme é otimo. Dry,  vc tinha percebido que ele parece muito com a Katie Holmes, hehehe. Tem umas cenas meiguinhas que eu ficava penansando, ele me lembra outra pessoa, aí veio o estalo, kkkk.
    Bj.
    Dani.

  • vane

    Adorei a sinopse! Adoro filmes nacionais! E adoro o Wagner Moura!
    Com certeza vou assisitr! =)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *