Eu Capricho na Estética – Estrias

A volta da seção Eu Capricho na Estética fez o maior sucesso, e recebi uma quantidade grande de e-mails pedindo uma matéria sobre estrias, é claro que corri para a Dra. Gisele Cario para pedir um conteúdo a respeito e ela é claro que me atendeu prontamente.

E este é o tema do Eu Capricho na estética desta semana: Estrias

Quanto ao sexo, as estrias atingem mais as mulheres (60%) que os homens (40%) e costumam surgir principalmente na adolescência (puberdade) e na gravidez, com pico de maior prevalência entre 14 e 20 anos. Não é comum após os 45 anos, porém com o advento da reposição hormonal, especialmente o uso de anabolizantes de maneira indiscriminada, as temidas estrias atualmente são vistas em qualquer faixa etária, etnia ou parte do corpo. Os locais onde mais aparecem em mulheres são nádegas, abdome e mamas. Nos homens preferem costas, região lateral de coxas e região lombar. As estrias dos ombros, costas e atrás dos joelhos surgem normalmente na adolescência devido ao crescimento repentino que provoca distensão mecânica. O mesmo mecanismo explica, nas grávidas, aquelas que aparecem no abdome (crescimento uterino) e nas mamas.

Clique no link para ler o restante do post e veja o restante da matéria

As estrias podem ser desencadeadas por vários fatores, todos, em última análise concorrendo para a fragmentação das fibras elásticas e colágenas. Entre eles, destacam-se: Obesidade, Corticóides, Exercícios Físicos e/ou Complementos Nutricionais, Sedentarismo.

Quando a pela estica demasiadamente, seja devido ao crescimento ou pelo aumento de peso, as fibras elásticas localizadas na derme (camada intermediária da pele) rompem-se e formam um “corte”, como se fosse uma ruptura do elástico. O sangue extravasa dos capilares (vasos muito pequenos encontrados especialmente na pele), inunda as fibras rompidas, provocando uma microequimose (pequena coleção de sangue) que se reflete imediatamente na pele, em forma de vergão avermelhado. Os tratamentos iniciados nesta fase podem melhorar a aparência final das estrias, principalmente das menores, conforme a condição da pele. A reação do organismo à lesão faz com que as estrias fiquem mais longas, largas e escuras com o passar do tempo, ganhando um tom arroxeado. Nesta etapa as possibilidades de obter bons resultados com os tratamentos são altas. Estrias mais antigas tem um aspecto esbranquiçado e podem apresentar um pregueamento transversal, nessa fase de evolução, o tratamento é mais resistente, porém com a associação de várias técnicas pode-se conseguir uma atenuação dessas estrias.

As estrias podem ser classificadas como:

– Rosadas ou Iniciais
Predomina o caráter inflamatório onde, por transparência, vê-se a coloração róseo-avermelhada dos vasos sangüíneos dérmicos. Pelo mesmo motivo, pode surgir edema local justificando a tumefação e o prurido desta fase.

– Atróficas

Nesta fase já observamos uma estria com depressão central e hipocromia, porém com anexos da pele ainda preservados (pêlos, glândulas sudoríparas e sebáceas).

– Nacaradas
Entre um e dois anos, as estrias ganham uma coloração esbranquiçada, sinal de que a pele original foi substituída por um tecido fibroso. O aspecto é de uma cicatriz mais espessa e profunda.A melanina, pigmento que dá cor à pele, é eliminada. A partir desta última etapa, os tratamentos não são tão eficazes. Mesmo assim, é possível melhorar a aparência da estria, deixando-a mais estreita e diminuindo sua depressão.

Drª Gisele Cario – Spazio di Medicina Estética

The following two tabs change content below.
Criou o EuCapricho.com em Agosto de 2007 para compartilhar dicas de moda e beleza.

Latest posts by Luiza Gomes (see all)

53 Comments

  • Talita Gonçalves 8 setembro 2009 at 7:29

    ain eu até desencanei das minhas…Por incrivel que pareça elas não são totalmente esbraquiçadas…e tenho elas já tem alguns anos!!!! hahahaha
    Finjo q não to vendo ahahaha
    Beijão Lu

    Luiza Gomes respondeu:

    Ta certissima Talitaaa!!! se encanar com elas ai ferra tudo, tb tenho algumas na parte interna da coxa, passo uns creminhos, mas nada de encanaçao ahaha se nao elas me dominam aahahahhah
    Bjusssssss

    Reply
  • Simone - Donna Simonita Bolsas 8 setembro 2009 at 8:44

    Minha médica dermatologista disse que as avermelhas são mais recentes, já as esbranquiçadas são mais antigas. Então quem têm as vermelhas podem tratar com mais facilidades com auxílio de cremes, óleos e outros tratamentos estéticos específicos.

    Eu sempre usei hidratantes como os da Jhonsons, Nívea e sempre, sempre mesmo os óleos pós-banho como dos da Natura e principalmente aqueles que vendem em fármácias e perfumarias que é da marca Muriel, sim aquele do tempo da vovó que vem em vidro ou plástico ( parece remédio) ops! estou falando do Óleo Natural de Amendoas Doces 100% natural, hoje em dia você encontra com vitaminas E e C, com cheirinhos como rosas, macarujá e outros…Mais uso é o natural há mais de 20 poucos anos e tenho apenas 2 estrias bem fininhas no bumbum porque ele cresceu um pouco mais..rss

    Como estou grávida e não tinha barriguinha, uso um produto MARAVILHOSO, que é o Mater Skin http://farmadelivery.com/media/catalog/product/cache/1/image/250x/5e06319eda06f020e43594a9c230972d/f/i/file_490_1.jpg.

    Ele é super hidratante e NÃO é só para grávidas, é para nós porque é indicado pelas dermatologistas e até obstretas por ser um produto que não dá alergia e é riquissimo em óleos emolientes. EU INDICO A TODAS, pois quem usou na gestação não tiverem 1 estria se quer, imaginem quem não está gravida..rs

    Outra coisa que aprendi com mamãe é NUNCA coçar pernas, bumbum e seios com as unhas, e tomar banho quente nem pensar, isto “machuca” a pele e a grande probabilidade de “abrir” estrias.

    Bem está é a minha dica. E mesmo as que têm estrias, é sempre bom previnir para não aumentar.

    Beijooooossss

    Luiza Gomes respondeu:

    Meninaaaaaa que comentário tudo de bom hein!!! amei as dicas!!!

    Reply
  • Ágatha Vieira 8 setembro 2009 at 9:03

    As minhas começaram a aparecer aos 14 anos de idade, nos glúteos e seios. Poucos meses depois, comecei um tratamento com creme caseiro à base de ácido retinóico, orientado pela minha dermatologista. Usei religiosamente durante 6 meses, todas as noites, e olha q a aplicação não era fácil. Tinha q aplicar em cima de cada estria, seguindo o caminho delas, e não em toda a área da nádega, como quem aplica um hidratante.
    Valeu muito a pena. Além de regredir um pouco o aspecto delas, consegui interromper a evolução delas, que com certeza iriam ficar piores se eu não fizesse alguma coisa enquanto elas ainda eram novas. Hoje, elas não têm profundidade, não são perceptíveis ao toque, só aos olhos. E mesmo aos olhos, são discretas. Não são muito grossas nem muito mais claras q a pele natural.
    O segredo é começar o tratamento assim q as estrias aparecerem, sempre com orientação médica. E, claro, investir em prevenção!! Meninas adolescentes devem ser sempre orientadas a beber muita água, ter uma boa alimentação e usar hidratantes diários nas áreas de maior incidência.

    Beijos!

    Luiza Gomes respondeu:

    Agathaaa vcs sao perfeitas, um comentario melhor do que o outro é mto bom saber um pouco das experiencias de cada uma

    Reply
  • Lilly 8 setembro 2009 at 9:17

    Aff nem fale em estrias… tenho no quadril, no bumbum, coxas, atrás dos joelhos, seios… um inferno. Odeio elas com todas as minhas forças! haha, acredito q o surgimento seja pelo fato de eu engordar e emagrecer rápido.
    A minha sorte realmente é eu ser muuuuito branca, daí elas aparecem mais na fase inicial… depois ficam menos visíveis. ;)

    Bjos Luh

    Luiza Gomes respondeu:

    Oii Lilly crescimento mto rapido ajuda tb viu, as que tenho apareceram +ou- aos 14 anos quando estiquei de vez….. mas tb venho cuidado desde la e quase nao da para ver….sorte q vc é branquinha hein!!! passe despercebido ahaha
    Bjusssssss

    Reply
  • Camila** 8 setembro 2009 at 9:22

    Haha
    Pelo visto é tá todo mundo despreocupada com as estrias!
    Cuidando pra não aparecer novas já tá bom!
    Chato mesmo é celulite!
    Tô loquinha pra saber o resultado do sorteio =P
    Beijos Lu

    Luiza Gomes respondeu:

    aahahah Camila o bom da celulite é que existem milharesssss de cremes que ajudam no tratamento e boa alimentaçao junto fazem elas sumirem, jas as estrias só com tratamentos caros e dolorosos :(
    aiiiii é verdade…o resultadoooo ahah

    Reply
  • Camila** 8 setembro 2009 at 9:34

    Ah, enviei as fotinhos… mesmo moorta de vergonha das unhas mal-feitas!

    Luiza Gomes respondeu:

    a foto ficou ótimaaaaaaaaaaaaaa

    Reply
  • Ana Carolina 8 setembro 2009 at 11:03

    Aii, as minhas tão a tanto tempo aki q já me acostumei..
    mais gostei, vou atras pra ver se consigo pelo menos dar uma clariada nelas! ;)

    Beeijos Lu!

    Luiza Gomes respondeu:

    Ana tenho uma amiga que usa o creme da Avon, um nome da embalagem cinza, é para estrias e celulites, ela é so elogios ahahha deve ser bom
    Bjokassss

    Reply
  • Valéria Ferro 8 setembro 2009 at 11:07

    ja tentei de tudo paraa tirar minhas estrias , como o rosa mosqueta por exemplo- mais isso não era certamente a solução, so tao novinha para ter estrias :( da ate vergonha de ir a praia :(.

    Luiza Gomes respondeu:

    Valéria isso é super normal viu…. a gente fica com raiva, vergonha, mas nao se sinta só ta vendo mtass mulheres sofrem com isso…. as que tenho apareceram asos 14 anos, cresci mtooo rapido…. mas tem tratamento sim viu!! ;)

    Reply
  • Ellen Borges 8 setembro 2009 at 11:28

    Eu prefiro nem comentar sobre as minhas…
    Não tem mais jeito mesmo!
    To com a Talita nessa! ahahhahaha

    Bjo Lu!

    Luiza Gomes respondeu:

    Ellen do céu, uma amigonaaa usa um creminho novo da avon, e ela diz que é ótimooooooooo…. alem disso tem um tratamento tb a base de um gas enjetado na estria, esse sim parece q faz ela sumir, mas deve ser caro ahahahhahahahahahhahaha

    vamos mudar de assunto entao HAHHAHAHHHH
    Bjussssssssss

    Reply
  • Adriele 8 setembro 2009 at 11:51

    Eu tb desencanei, antes morria de vergonha de usar biquine por causa das estrias. Hj eu não tô nem aí, se meu namorado não se importa, pra que vou me preocupar com os outros.
    Bjus

    Luiza Gomes respondeu:

    Ta certissimaaaaa Adrieleee!!!

    Reply
  • Lari Ivizi 9 setembro 2009 at 12:10

    Luu ta ai outra coisa q podia dar so em parede d novo!!!
    ashuahushuahus

    eu tenho algumas de “crescimento”(comecei a ter na puberdade)!
    as minhas sao do tipo Nacaradas…
    sou louca pra testa esses metodos pra tira estria!!! mas morro de medo!!!
    =/

    acredito q elas tambem querem dizer: Sou gostosa em braile!!!! asuhhuashuahuhuauhhua

    Bjoo Luuuu

    Luiza Gomes respondeu:

    ahahahahahah Lari vc é uma figurinhaaaa ahahhahha morri de rir!!!

    ja ouvi falar que os melhores tratamentos sao os que doem mais….tem q ter coragem mesmo… :(
    Bjaummmmmmm

    Reply
  • Meire 9 setembro 2009 at 12:35

    Adorei seu blog…coloquei um link para ele no meu, pode ser?

    Luiza Gomes respondeu:

    Sem problemas Meire, eu agradeço!
    Bjus

    Reply
  • Marjory Poison 9 setembro 2009 at 12:41

    nossa amei materia completissima
    estou no dilema das celulites mas depois dessa materia vou dar um jeito nelas logo logo
    kisss

    Luiza Gomes respondeu:

    ahahahah que bom que gostouu Marjory, acho que a maioria das mulheres sofrem com isso ahaha

    Reply
  • ***Dry di Moraes*** 9 setembro 2009 at 8:43

    Ah luuu que materia boa!!!!!!
    eu tbm tenho sabe? a minha esta na fase vermelhinha ( segundo pesquisei, é o inicio).. uso muito oleo.. ja tme anos que uso.. cresci rapido demais e começaram a surgir na minha perna.. mas essas amenizaram.
    Se a gente ficar noiada por causa de celulite ( A JULIANA PAES TEM MAIS CELULITE QUE EUUUU), estrias, espinhas, marcas no rosto, etc etc etc a gente nao vive poxa!!!!
    temos que nos cuidade, CLARO! mas sem noias ne????

    adoro as materias…a gente se identifica realmente. e lendo os comentarios das colegas entao… nossa..eh otimo!!! tem cada dica maraa

    bjuuuuuuuuuuuuuuuuuuuus lindooooooooooona

    Luiza Gomes respondeu:

    ahahahah Dry, a da Juliana Paes foi ótemooooooo, mas ;e verdade né, ela tem bastante ahahahaha

    que dorte que as suas ainda esta vermelinhas, agora é a hora de cuidar :) as que tenho bo bumbum, tb sao pq cresci rapido, mto rapido e era magrela, hj cuido e estao melhores, mas nem ligo mais, quando era criança só ia para a praia de shorts ahahah

    Bjokasssssssss vou responder seu e-mail ;)

    Reply
  • Mari S. 9 setembro 2009 at 9:02

    Lú, a muitos posts atrás vc falou sobre o renew clinical tri-laser corretor de estrias e celulite, estava esperando uma promoção p/ comprá-lo. Qnd apareceu uma fui lá e comprei! huashasa.. Estou usando a uns 15 dias e já notei uma melhora enorme ! Fiquei até surpresa, pela rapidez e pq minhas estrias são brancas(as mais difíceis de sumirem), então pensei q o resultado ñ seria lá essas coisas.. Mas diminuiu mto a intensidade das estrias! Estou mtu satisfeita! ;)
    Bj!

    Luiza Gomes respondeu:

    Issooo Mari, fiz um post entrevista com uma amiga q usa e ela tb esta tendo ótimoss resultados, o creme é um pouco caro mas parece q da resultados mesmooooo!!
    ficooo superrr feliz em sber q vc esta tendo as mesmas melhoras do que ela \o/
    Bjussss

    Reply
  • Ana Belo 9 setembro 2009 at 9:03

    Oi Lú….

    Eu tb tenho estrias, as minhas são na região do bumbum!!! snifff… As minhas apareceram qdo eu tinha 13 anos!!!! Durante um tempão fikei encanada com elas. Morria de vergonha, nunca ia à praia nem à piscina! Fiz alguns tratamentos, que deram uma amenizada. Mas hj com uma enorme auto-estima, assumo-as!!! hahaha…. não me importo mais com elas!!!! E eu que achava que só eu que sofria com isso!!! hahaha…

    Ainnn Lú, preciso de um help seu!!! Posso te enviar um e-mail pra vc me dar umas dicas???

    Bjaum

    Luiza Gomes respondeu:

    Anaaaa agora vejo com nós meninas quando novinhas sofriamos né?? tb era encanada igual vc, praia e piscina só e shorts, isso pq tinha bem pouco no bumbum, mas parecia q todo mundo reparava.

    Hj tb nao to nem ai…aahha depois q vim morar no Rio até me arrisquei a comprar um biquininho menor ahhahhah

    Mnada o e-mail sim, vou ficar esperando
    Bjaum

    Reply
  • Elizangela 9 setembro 2009 at 10:10

    aiaia, tenho as nacaradas, por mais que sou magra tenho várias no bumbum, mas sempre uso creme hidratante pra não aparecer mais, e não me envergonho dessas que já tenho, não existe mulheres mortais sem um defeitinho!! hhehehehe

    Luiza Gomes respondeu:

    É isso aiii Elizangelaa! penso exatamente igual vc!!

    Reply
  • Dani-L 9 setembro 2009 at 10:55

    Ai Lu! Eu não sei se dei sorte ou se tenho alguma coisa muito boa na minha pele pq já estou com Trintinha e não tenho nenhuma estria!!! Graças a Deus!!! Mas pensando bem, minha mãe tb não tem. Claro que temos celulite pq senão já seríamos ETs, né? Mas nada de estrias. Será que isso significa que temos mais elastina ou coisa parecida??? A genética tem nos ajudado!!!!

    Luiza Gomes respondeu:

    Daniiiii que menina sortudaaaaaaaaa….. vc é deve ter a pele igual a da minha mãe, o bumbum dela é lisinhooo parece bumbum de bebe, e ela ja tem 53 anos.

    Acho que sua genetica pode ter ajudado tb….vai entender né?
    HAHAH

    Reply
  • Aline 9 setembro 2009 at 11:29

    Eu também tenho! Mas as minhas são muuuito finas e eu sou muito branca. Daí quase num dá pra ver. Não tenho interesse em desembolsar uma grande quantia de dinheiro para tratamento, prefiro comprar um par de seios novos hehehe. Esse sim eu preciso, e muito!
    Celulite e estrias pra mim, é a coisa mais normal do mundo. É prejudicial no ponto de vista estético, só isso.
    Meu namorado é gordinho e tem. Eu num tô nem aí pra isso.
    Beijos

    Luiza Gomes respondeu:

    HAHAHAAHAHHA é isso ai Aline, o silicone da um UP né!! as estrias ficam ali quase sempre escondidas e mal da para ver ahhahah

    ahhhh nossos namorados são parecidos entao ahahahha
    Bjusssssss

    Reply
  • Aline 9 setembro 2009 at 12:54

    Fala sério né Lu, os gordinhos são os melhores hahaha
    Eu gosto!

    Reply
  • Renata 9 setembro 2009 at 1:16

    Eu sou muito branquela, aí tenho pouca celulite mas muita estria ._.. Já usei vários cremes que diminuíram bastaaaaaaante, agora eu nem ligo mais pra elasa afinal, tenho que agradecer por quase não ter celulite, não se poder ter tudo haha xD

    Reply
  • Priscilla 9 setembro 2009 at 1:22

    Eu tenho 15 anos e tenho estrias na parte de cima das coxas, tenho muita vergonha de colocar biquini por causa disso o_o
    Minha mãe disse que no meu caso foi porque eu cresci muito rápido (eu tenho 1,70 e poucos agora haha’) mas eu tenho uma colega que tem nos braços e costas,e como ela é morena aparecem mais :/
    Mas não adianta, estrias já são da nossa família haha’,não tem como escapar…É que nem aqueles tios chatos que chegam sem avisar e já vão se instalando! ;)

    Reply
  • Tatiana 9 setembro 2009 at 1:44

    Olaaa meninas….adoreii esse blog tirei todas as minhas duvidas sobre estrias.

    Eu tenho 14 anos e tenho estrias no bumbum desde dos 13 e esse ano eu começei a namorar e eu tenho vontade de ir pro club com o meu namorado mas tenhu mta vergonha das minhas estrias, e elas ja sao brancas e profundas e eu sou morena.

    Eu qria saber se com a minha idade eu ja posso usar o creme da Avon?

    Me ajudem fazendo o maior favor do mundo

    Bjoss

    Reply
  • Ana Carolina 9 setembro 2009 at 2:37

    Lu,como te acho no twitter?? =]

    Beeijos

    Luiza Gomes respondeu:

    Oi Anaaaa….meu twitter é o /luizagomes
    Bjusssss

    Reply
  • Ingrid 10 setembro 2009 at 8:35

    E eu pensando que só eu tinha estrias. Fiquei grávida com 18 anos, sempre fui magra e nunca tive barriga. Então foi nela mesmo que surgiram algumas. Mais eu passo creme a base de ácidos, é ótimo. E o sol também ajuda.

    BeijoS!!!

    Reply
  • Mari ;] 10 setembro 2009 at 10:42

    mas quais sao os tratamentos indicados pra cada tipo?

    Luiza Gomes respondeu:

    Marii eu acho que a Dra Gisele ja mandou uma materia com tratamentos e eu ja publiquei, preciso procurar!

    Reply
  • Raquel 10 setembro 2009 at 11:23

    Ahh as minhas apareceram na gravidez, na adolescencia, maravilhoso né 2 coisas q ajudam bastante, hsauahsuas. No começo sofri muito, chorava horrores, mais com o tempo vi q não adiantava. o jeito foi desencanar msm, e não foi facil, meu filho hj tem 11 anos é lindoo, então relaxo foi por uma boa causa, mais tenho uma vantagem maravilhosaaaa, sou branquela, ai elas quase não aparecem, e são bem, mais bem fininhas msm. tenho na barriga, quadril, seios, interior das coxas q são grossas apesar de eu ser magrinha, e no bumbum, quase td coleção. Mais fazer oq né!?
    Relaxar foi a melhor coisa q fiz, pq não ouvi os mais experientes, q tinha q passar óleo durante td a gravidez, só passei msm qdo vi q já tinha um monte, meio q nãio tinha mais jeito, mais não é q acho q ficaram assim de melhor aparencia pq ainda tentei fazer algo. Hoje porém não deixo de usar um hif]dratante pelo menos 1 x ao dia, rsrs

    AMEI a matéria.
    bjOOO!

    Reply
  • Ana 11 setembro 2009 at 2:39

    Esse creminho renew tri clinical da avon amenizou muito as minhas estrias q eram velhas e brancas.

    Reply
  • Samantha 5 novembro 2009 at 6:57

    Lu , adorei o seu post ! foi muito esclarecedor ;
    estou grávida de 8 meses e não tive como conter o aparecimento das estrias. minha barriga cresceu muito e eu era bem magrinha sabe ? rsrs mesmo com “banhos” diários de óleo de amêndoas não adiantou muito e elas apareceram. tenho a pele morena e as minhas estrias apareceram em um tom um pouco mais claras do que a cor da minha pele. eu ja usei o creme da avon , estava na casa da minha prima em sp (sou do rio de janeiro). usei só por uns dias e por incrível que pareça realmente dá resultados ! beijos e felicidades !

    Reply
  • tatiane souza de aquino 2 fevereiro 2010 at 2:05

    oi meu nome e tatiane eu tenho estrias des dois mes 14anos vou fazer 20anos nesse ano no mÊs de maio dia 19 tenho estrias nos ombros atras dos meus juelos e no meu quadriu as vezes quero usar uma blusinha mais curta mais nao uso poca causa das minhas estrias nem vou pra praia por causa delas mais agora que ei fiquei sabendo do novo creme da avon renew clinical-tri-lase corretor de estrias e celulite tenho sertesa que minha vida vai muda na proxima vcs meu comentaria e pra fala que nao tenho mais estrias e controlar minha celulite tambem bjs e fica com deus lu

    Reply
  • tamara 18 março 2010 at 1:23

    oieee, meu nome é tamara eu tenho estrias desde os 13 anos.. agora eu tenho 19 e parece q a cada dia aparecem mais.. não sei mais q alternativa usar.. estou usando o creme da avon mais ainda não vi nenhuma melhora…    =/

    Reply
  • Lelinha 9 junho 2010 at 2:46

    nOSSA  estrias realmente é horrível!
    comecei a usar um creme chamado Óleo de Rosa Mosqueta Corporal Herbarium ,eu gostei mtooo!
    serve para rugas e estrias, achei no site da farma delivery, minha irmã achou o site na net aí eu dei uma olhada e resolvi comprar e o preço tava barato!
    Quem quiser o site é http://www.farmadelivery.com.br
    Bjos galerinha

    Reply

Leave a Comment