Cinema,  Outros,  TOP5

Especial Tom Hanks

O nosso TOP 5 de hoje é de um dos meus atores favoritos, o Tom Hanks. Ele é considerado um dos monstros do cinema internacional, e filmes protagonizados por ele têm pelo menos 50% de chance de ser um absoluto sucesso. A lista de filmes imperdíveis em que ele atuou é enorme, e por isso, ficou até difícil selecionar apenas cinco para o post.

 

Sendo assim, me perdoem se o seu filme favorito ficou de fora da lista, para ser justa, escolhi cinco em que ele foi indicado ao Oscar, tendo sido o vencedor de duas estatuetas. Sem mais delongas, vamos a lista.

 

1- Quero ser Grande

 

 

Título Original: Big / Lançamento: 1988 / Elenco: Tom Hanks, Elizabeth Perkins, Robert Loggia, John Heard / Gênero: Comédia

 

Talvez você não se lembre desta comédia de 1988, mas certamente tem uma cena que você já viu, seja nesse filme, ou em diversas referências que aconteceram ao longo dos anos. Na cena, Tom Hanks se diverte em um teclado eletrônico gigante, tocando Chopsticks" e "Love & Soul". O filme também foi um dos pioneiros a tratar do assunto, onde através de uma ‘mágica’, o jovem Josh, interpretado por Tom Hanks tem seu desejo de ser adulto atendido, vontade que muitas de nós tivemos quando éramos mais novas, não é? Muitos filmes usaram esse mesmo recurso anos depois.

 

Agora imaginem uma criança de 12 anos em um corpo de adulto? Hanks apronta várias em ‘Quero ser Grande’, consegue inclusive um emprego em uma loja de brinquedos. O filme rendeu a Tom Hanks sua primeira indicação ao Oscar.

 

Curiosidades: A cena do teclado recebeu diversas referências, em jogos como Pokémon Ruby e Sapphire, também recebeu homenagem no desenho Os Simpsons. Além de melhor ator, também foi indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Original, e venceu o Globo de Ouro nas categorias: Melhor ator/Comédia ou Musical, e também foi indicado ao prêmio de melhor filme de Comédia/Musical.


Cena do piano gigante: http://www.youtube.com/watch?v=rKrZiddRphw


2 – Filadélfia

 

 

Título Original: Philadelphia / Lançamento: 1993 / Elenco: Tom Hanks, Denzel Washington, Jason Robards, Antonio Banderas, Joanne Woodward / Gênero: Drama

 

Este drama de 1993 é uma verdadeira lição de vida, mostra como o preconceito pode afetar a vida das pessoas. Tom Hanks faz o papel de Andrew Beckett, um jovem e promissor advogado, que trabalha em um grande escritório de advocacia da Filadélfia, que é demitido após descobrirem sua opção sexual, e por ser portador do HIV.

 

Não bastasse todas as dificuldades em lidar com esta terrível doença, Beckett após ser demitido luta para contratar um advogado que aceite defender sua causa na justiça. O filme é muito bonito, tem uma trilha sonora bacana, incluindo a belíssima ‘Streets of Philadelphia’, do Bruce Springsteen, daqueles que te fazem realmente parar pra pensar, e apesar de ser ‘apenas um filme’, sabemos que esse tipo de acontecimento e preconceito ainda acontece.

 

Curiosidades: Tom Hanks passou por um verdadeiro processo de transformação durante o filme, tendo perdido cerca de 20 quilos para interpretar a fase em que a AIDS estava em um processo avançado. Filadélfia rendeu o primeiro Oscar (1994) a Tom Hanks, e foi ainda indicado em mais quatro categorias, tendo vencido a de Melhor canção original, com Streets of Philadelphia, de Bruce Springsteen (vencedor), e indicado ainda em: Melhor maquiagem, melhor canção, e melhor roteiro original.

 

Video: Clipe‘Streets of Philadelphia: http://www.youtube.com/watch?v=4z2DtNW79sQ&ob=av2n

 

Para ver a lista completa, clique no link abaixo! =D

 

 

3 – Forrest Gump – O Contador de Histórias

 

 

Título original: Forrest Gump / Lançamento: 1994 / Elenco: Tom Hanks, Robin Penn, Gary Sinise, Sally Field / Gênero: Drama/Comédia

 

Forrest Gump é daqueles filmes que vale a pena ter o DVD em casa para assistir quantas vezes sentir vontade. Eu acho difícil, mas se tem alguém que ainda não teve a oportunidade de ver, ta na hora de mudar essa história. É um filme tão gostoso, que flui naturalmente junto com uma trilha sonora maravilhosa, e novamente com uma brilhante atuação do Tom Hanks, que lhe rendeu sua segunda estatueta do Oscar.

 

Em Forrest Gump Tom Hanks interpreta um jovem com problemas mentais, que participa de uma maneira ou de outras de vários acontecimentos da história e desenvolvimento dos Estados Unidos durante 40 anos, sempre mesclando momentos de drama e humor. Como eu disse acima, fica a dica pela trilha sonora também, que é sensacional.

 

Curiosidades: Falei tanto da trilha sonora não é? Pois o CD é composto por músicas dos anos 50, 60 e 70, vendeu cerca de 12 milhões de cópias, sendo um dos álbuns mais vendidos dos Estados Unidos. Forrest Gump recebeu 13 indicações ao Oscar de 1995, tendo vencido nas categorias: Melhor filme, melhor diretor (Robert Zemeckis), melhor ator, melhor roteiro adaptado, melhores efeitos especiais e melhor edição.

 

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=0pI_IUibds8

 

4 – O Resgate do Soldado Ryan

 

 

Título Original: Saving Private Ryan / Lançamento: 1998 / Elenco: Tom Hanks, Matt Damon, Tom Sizemore, Edward Burns / Gênero: Drama

 

É, eu sei que nem todo mundo curte filmes de Guerra. Mas este não é um filme de Guerra qualquer, sendo considerado um dos melhores filmes que falam sobre a segunda guerra mundial. Com direção de Steven Spielberg, Tom Hanks interpreta o capitão do exército americano, John Miller, encarregado de liderar um grupo de soldados no resgate do soldado Ryan, interpretado por Matt Damon.

Não é fácil a missão de Tom Hanks, ele tem que trazer com vida Ryan, o caçula de quatro irmãos, sendo que os outros três morreram em combate. Mas a que preço se paga para salvar a vida de um soldado, colocando a vida de tantos outros em jogo? Eu confesso que chorei no final, mas não vou entregar o ouro né?  Recomendo mesmo que vocês assistam esse filme.


Curiosidades:
O Resgate do Soldado Ryan levou, além de melhor ator, mais 10 indicações ao Oscar de 1999, tendo vencido nas categorias: Melhor diretor, melhor fotografia, melhor edição, melhor edição de som e melhor som. A história do filme foi inspirada em um caso real, de quatro irmãos que morreram durante a segunda Guerra Civil Americana, tendo inclusive um monumento em Putneu Corners, New Hampshire dedicado a eles.

 

5 – O Náufrafo

 

 

Título original: Cast Away / Lançamento: 2001 / Elenco: Tom Hanks, Helen Hunt, Paul Sanchez, Lari White, Leonid Citer / Gênero: Aventura-Drama

 

Seria até difícil imaginar um filme onde boa parte dele é rodado com apenas um ator em cena. Pois assim é ‘O Náufrago’, onde mais uma vez Tom Hanks mostra porque é um dos melhores atores na atualidade. O filme que lhe rendeu a quinta indicação ao Oscar, mostra como Chuck Noland, funcionário da FedEx, sobrevive a um acidente de avião, e vai parar em uma ilha deserta do Pacífico, onde é obrigado a sobreviver com as mínimas condições de vida.

 

Na verdade, Noland não vive solitário na ilha, ele tem uma grande companheira durante a aventura, ou melhor, companheiro, Wilson, uma bola de vôlei, que ganha um ‘rosto’ pintado por Hanks, e se torna seu grande amigo nos momentos mais solitários. Após algum tempo de espera, sem esperança de ser resgato, ou encontrado, Noland decide ele mesmo construir uma jangada para fugir da ilha.
Curiosidades: A produção de ‘O Náufrafo’ teve que ficar parada por um ano, isso para que Tom Hanks perdesse cerca de 50kg, e seus cabelos e barba crescessem para demonstrar a passagem de tempo do personagem na ilha.

 

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=PJvosb4UCLs

 

É isso meninas, aproveito esse espaço para agradecer todos os comentários nos posts anteriores. É muito bom saber o que vocês pensam, e ter essa receptividade tão boa. Sei do desafio enorme que é assumir essa coluna no blog, e fico feliz em saber que estão gostando. Continuem deixando sugestões, que eu prometo ler tudo com muito carinho.

 

Até a próxima semana!

Criou o EuCapricho.com em Agosto de 2007 para compartilhar dicas de moda e beleza.

10 Comments

  • Natalia

    Adorei o post! Tom Hanks é um dos meus atores favoritos, e qualquer filme com ele é imperdível! Pena que eram só 5.. eu ainda citaria Prenda-me se for Capaz e O Terminal! Só faltou citar que ele é o dublador original do Woody, em Toy Story.

    Muito bom, o post, adorei mesmo :)
    (e fiquei morrendo de vontade de rever todos os filmes)

  • Eliane

    Eu sou doida pra assistir o Philadelphia.Acho que foi o único que ainda não vi dos filmes citados.Fiquei super triste, quase chorei quando ele perdeu o Wilson no mar em O Náufrago!Sou meio sentimental assim… =´(
    O Tom Hanks é um senhor ator!Bjooos.

  • Ianaê

    Gosto muito desse ator. Também gosto do filme O Terminal. Quando o ator é bom o filme tende a ser bom, hehehehe. Beijos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *