Outros

Como organizar sapatos – Dicas e inspirações

Toda mulher ama sapatos e sempre tem muitos, mas o espaço para guarda-los nem sempre acompanha essa quantidade! Por isso, cada cantinho deve ser bem aproveitado para que tudo fique organizado, fácil de achar e também para conserva-los melhor.

 

Como oarganizar sapatos!
FOTO-1

 

Como limpar
O primeiro cuidado que devemos tomar para guardar nossos sapatos é garantir que eles estão limpos e higienizados. Nada pior do que abrir um armário e sentir aquele cheirinho de chulé!
Os sapatos precisam respirar pelo menos 24h para evitar odores desagradáveis, por isso, nunca use o mesmo sapato dois dias seguidos.
Limpe a sola com um pano úmido, polvilhe talco antisséptico ou bicarbonato dentro dos sapatos e deixe em um lugar ventilado por esse período. Verifique se está bem seco antes de guardar.
Lembre que sapatos de couro precisam de hidratação a casa seis meses com produtos específicos ou com óleo de amêndoas. Para os de camurça, utilize escovinhas para remover as manchas e poeira.

Como separar
Antes de coloca-los no armário, separe-os por utilização. Deixar os calçados do dia a dia em um local de fácil acesso ajuda muito na hora da correria.
Os modelos também podem ser separados por agrupamento: chinelos, botas, saltos, tênis, etc. Se você tiver muitos sapatos, divida-os por subcategorias, como cor, ocasiões (festa, trabalho, lazer) etc.

Como guardar
Existem várias formas de dispor os sapatos nos armários e gavetas, escolha a que melhor te agrada e que seja mais prática para você. Aqui vão algumas sugestões.
Se a prateleira for estreita, uma ótima solução é colocar um dos pares virado para frente e outro para trás.
No segundo caso, com prateleiras de menos profundidade, eles foram colocados de lado.

Decoraçao, como organizar sapatos!

 

Com um dos pares na frente e outro atrás, você ganha mais espaço, mas também precisa de profundidade para que os sapatos de trás não fiquem muito empilhados.

Decoraçao, como organizar sapatos!

 

O ideal é guardar as botas de cano alto sempre de pé. Para que elas não fiquem dobradas e formem vincos, use garrafas PET ou revistas enroladas dentro delas.

Decoraçao, como organizar sapatos!

 

Também podem ser penduras em cabides.

Decoraçao, como organizar sapatos!

 

Pares de sapato baixo podem ser armazenados no estilo macho e fêmea: com um pé virado sobre o outro (calcanhar sobre ponta), assim, cabem dois no lugar de um.
Em lojas de organização você também encontra esse modelo de plástico que ajudam nesse empilhamento sem correr o risco de amassá-los!

Decoraçao, como organizar sapatos!
Se for guardar em caixas, elas devem ter furos para ventilação evitando mofo e mau cheiro. Você pode usar as próprias caixas dos sapatos colando uma foto deles para encontra-los mais rapidamente ou usar caixas transparentes, feitas propriamente para eles, que facilitam nessa visualização.

Decoraçao, como organizar sapatos!

 

Espaços
Embaixo de uma janela é um espaço ótimo para montar um armário com prateleiras. Geralmente esse espaço fica perdido, se você pode aproveita-lo, aproveite!

Decoraçao, como organizar sapatos! Decoraçao, como organizar sapatos!

 

Para ambientes pequenos, você pode aproveitar espaços em armários do escritório ou usar modelos mais estreitos no quarto, que ainda servem para apoiar objetos decorativos, make, perfumes e até a TV.

FOTO-10 FOTO-11

 

Decoraçao, como organizar sapatos!

 

Até esses puffs com baú, que ficam no pé da cama, podem ganhar divisórias para colocar seus sapatinhos!

Decoraçao, como organizar sapatos!

 

Outro espaço que muitas vezes fica perdido é embaixo da cama. Você pode usar caixas, reaproveitar pallets de madeira, ou usar esses modelos de sapateira de tecido que vendem em várias lojas de itens de organização. Se sua cama tem gavetão, também pode colocar os sapatos aí!

Decoraçao, como organizar sapatos!

 

Uma maneira barata de organizar seus sapatos, principalmente chinelos e sapatilhas, é reaproveitando garrafas PET e até arquivos de organizar papeis e revistas. Assim não fica tudo espalhado no armário.
Também existem alguns saquinhos feitos de TNT próprios para guardar sapatos, mas você pode reaproveitar toucas descartáveis. São ótimas para proteger os sapatos, principalmente nas malas de viagem, mas você também pode usar nos armários, caso tenha que empilhar uns sobre os outros e ainda ajudam a proteger da poeira.

Decoraçao, como organizar sapatos!

 

Se seu armário não possuem muitas prateleiras, mas tem espaço para cabideiro, use prendedores nos cabides e pendure os sapatos neles!

Decoraçao, como organizar sapatos!
Sapateiras de plástico ou de tecido também são formas baratas e você pode prender em qualquer cantinho, até atrás da porta.

Decoraçao, como organizar sapatos!

 

Também existem modelos que podem ser pendurados no cabideiro, mas seu armário tem que ter um espacinho de sobra e a altura ideal para eles.

Decoraçao, como organizar sapatos!

 

Mais uma ideia de reaproveitamento usando canos de PVC e varões de cortina ou de banheiro!

Decoraçao, como organizar sapatos!

 

Armários e organizadores de metal estão bem em alta, você pode deixar seus sapatos expostos, mas lembre-se de que nesse caso eles acumulam mais pó e devem estar sempre organizados!

 

Decoraçao, como organizar sapatos!

 

E essa escada com prateleiras? Ficou um charme!

Decoraçao, como organizar sapatos!

 

Gostaram das dicas? Contem aqui como vocês costumam guardar seus “preciosos”!

 

Instagram : https://instagram.com/blognamedida

Face : https://www.facebook.com/blognamedida

Site: http://www.carlanamedida.blogspot.pt/

Posts sobre decoração, organização, dicas e inspirações para deixar sua casa mais bonita.

5 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *