Como montar composição de quadros

Nada melhor de que vários quadros para personalizar os ambientes, não é mesmo? Mas esse é um assunto que gera muitas dúvidas nas pessoas e na maioria das vezes acaba usando apenas um quadro para não ter erro. Todo mundo quer saber Como montar composição de quadros.
Embora não exista regras fixas para montar sua composição, é bom ficar atento a algumas dicas antes de sair furando as paredes!

 

Como montar composição de quadros

 

Antes de colocar os quadros na parede, comece experimentando primeiro no chão. Depois recorte pedaços de cartolina ou jornal no mesmo tamanho dos quadros e fixe-os com fita adesiva na parede para ter uma noção do resultado final.

 

Como montar composição de quadros decorar com quadros

 

Ah, não se esqueça de verificar se a parede que será furada não abriga canos de água ou eletricidade!

 

 

Onde montar sua composição
Você pode escolher o lugar que quiser, fica a seu critério. Para ajuda-los, aqui segue algumas sugestões:

 

No quarto
Já falamos AQUI sobre ideias para a cabeceira da cama, e os quadros são ótimos nesse espaço, sejam pregados na parede ou apoiados numa prateleira. O mais comum é usar um quadro grande centralizado, mas nada impede que você use mais, a única questão é não disputar a atenção com a cabeceira, se você tiver uma. Você também pode aproveitar outra parede do quarto, assim dá para apreciar deitado na cama.

Como montar composição de quadros decorar com quadros

 

Hall de entrada e corredor
Também já falamos sobre esse tema AQUI . Como é o lugar que liga os outros espaços da casa vai ser sempre bem visualizado, além de ter o poder de causar uma boa primeira impressão nos visitantes!

 

Como montar composição de quadros decorar com quadros
Aliás, olha que ideia legal dessa segunda imagem, criar uma “moldura” pintando a parede e colocando os quadros dentro!

 

Na parede atrás do sofá
Nesse caso, é fundamental considerar a proporção da obra em relação ao estofado. Se você tem quadros pequenos demais, uma solução é associá-los num arranjo que preencha bem a parede posicionando a, pelo menos, 30 cm de distância do topo do móvel, o que evita esbarrões e até mesmo o risco de acidentes.

 

Como montar composição de quadros decorar com quadros Como montar composição de quadros decorar com quadros Como montar composição de quadros decorar com quadros

 

Outra forma de organizar sua coleção de arte é sobre uma prateleira estreita. O bacana é que você pode reordenar as peças sem fazer sujeira. E sempre há um espacinho para uma obra nova.

 

Como montar composição de quadros decorar com quadros

 

Na sala de jantar
Se houver um aparador no ambiente, a disposição clássica é pendurar um quadro sobre o móvel, centralizado tanto na largura como na altura. Outra opção é uma mistura de obras maiores e menores, distribuídas dentro da área delimitada pela largura do aparador. O arranjo precisa ficar pelo menos 20 cm acima do tampo do aparador, pois assim não atrapalhará a colocação de objetos sobre a peça. Para saber mais como decorar aparadores veja AQUI.
Porém, caso a parede destinada a receber os quadros não tenha mobília recostada, é importante pendurá-los um pouco mais alto do que o habitual porque a sala de jantar é uma área em que as pessoas circulam com as mãos ocupadas com alimentos, louças e copos e um esbarrão numa moldura pode causar um acidente. Recomenda-se fixar os quadros 10 cm acima do espaldar das cadeiras. Isso permite afastar as cadeiras sem que elas batam nas molduras.

 

Como montar composição de quadros decorar com quadros


Como montar composição de quadros decorar com quadros
Essa também é uma ideia bem legal, 2 quadros que se completam!

 

Em uma parede livre
Você também pode montar sua galeria em uma “parede perdida” da casa. Alguns deles podem ser fixados numa altura próxima ao piso. Você pode buscar algum elemento para criar um alinhamento, como um batente de porta, por exemplo.

Como montar composição de quadros decorar com quadros

 

Algumas dicas para escolher seus quadros
– O quadro deve ter uma relação com o ambiente. Não tenha medo de misturar molduras, estilos e tamanhos. Os quadros não precisam combinar entre si. Só tome cuidado para não ficar uma poluição visual, caso você já tenha muitos móveis e objetos no cômodo.
– Misture obras de diferentes dimensões. Você também pode usar técnicas distintas, como fotos, gravuras e pinturas juntas. Além de quadros, colocar letras, espelhos e objetos como “cabeça de bicho” ficar super legal.
– Outra opção é explorar os tamanhos e cores diferentes de passe-partout (le-se “passpatur”, que é o apoio de papel cartão, que fica entre a gravura e a moldura). Você pode fazer ela até de tecido, com estampas diferentes.
– Combinar as cores do quadro com as cores de algum móvel ou objeto de decoração do cômodo ajuda a fazer um link e integrar mais os elementos.

Como montar composição de quadros decorar com quadros Como montar composição de quadros decorar com quadros FOTO-14

 

Composições
– Uma coisa que as pessoas costumam errar muito é colocar o quadro muito alto. Ele deve ficar na altura do olhar do observador, geralmente a 1,60m de altura e não deve chegar próximo ao teto. Se houver um conjunto de quadros, o meio deste conjunto deve estar nesta altura.
– Uma das dicas que podem ajudar a deixar o ambiente mais harmonioso é centralizar as obras de acordo com um eixo central (exemplo, centralizado ao sofá, à cama, etc). Também fica mais fácil começar do meio e ir para extremidades do arranjo.
– Colocar um quadro grande numa parede relativamente pequena ou vice-versa, desequilibra o ambiente, causando desconforto. Obras pequenas podem ser agrupadas em uma só parede. O ideal é criar um quadrado imaginário e distribuí-las dentro do mesmo. Para alinhar quadros de medidas diferentes, use um referencial: alinhe todos por cima ou por baixo. Em paredes estreitas, crie colunas.
– Para você conseguir montar composições legais, junte vários quadros do seu gosto. Vá pensando nas imagens e molduras, assim quando tiver uma quantidade legal você monta o arranjo. Se quiser, também pode começar com os quadros que você já tem e ir acrescentando com o tempo.
Aqui vão algumas ideias de composição para te ajudar a começar. Observe que para as composições mais simétricas os quadros tem que ter tamanhos específicos, por isso, se você já tem várias obras, os arranjos mais soltos são mais fáceis de compor.

Como montar composição de quadros decorar com quadros Como montar composição de quadros decorar com quadros Como montar composição de quadros decorar com quadros Como montar composição de quadros decorar com quadros Como montar composição de quadros decorar com quadros Como montar composição de quadros decorar com quadros Como montar composição de quadros decorar com quadros

 

E para finalizar, só para você terem uma ideia de como fica mais agradável a composição, vejam esses antes e depois.
Aqui o espaço ficou melhor preenchido e o quadro que estava na parede ao lado do sofá passou a ser parte da composição e um novo quadro maior em destaque ocupou a parede sozinho.

Como montar composição de quadros decorar com quadros

 

Nessa composição da escada, alguns espaços estavam sobrando. Fazendo um novo arranjo e posicionando o menor quadro que estava lá embaixo mais para cima a composição ficou muito mais agradável.

Como montar composição de quadros decorar com quadros

 

Se você tinha vários quadros guardados ou perdidos pela casa, agora já não tem mais desculpa, junte-os numa composição linda e exiba sua galeria para as visitas!

bjs
Carla Carvalho

Instagram : https://instagram.com/blognamedida

Face : https://www.facebook.com/blognamedida

Site: http://www.carlanamedida.blogspot.pt/

The following two tabs change content below.

Carla Carvalho

Colaboradora
Posts sobre decoração, organização, dicas e inspirações para deixar sua casa mais bonita.

Latest posts by Carla Carvalho (see all)

1 Comment

Leave a Comment