Como cuidar da pele do rosto diariamente - aqui você irá encontrar melhores dicas para melhorar os cuidados da pele! VEJA TODAS AS DICAS!
Testei

Como cuidar da pele do rosto diariamente

A pele do nosso rosto, por ser mais sensível e uma das primeiras a apresentar os sinais da idade, necessita de cuidados especiais.

Muitas vezes achamos que precisamos gastar muito tempo e dinheiro para fazer isso. Mas, na verdade, isso não poderia ser mais simples. Com as dicas que vou te apresentar, você vai conseguir montar uma rotina de cuidados diários muito prática.

Então nada de ficar deixando para depois. Leia o post até o final e descubra que cuidar de si mesma, além de prazeroso, também é muito fácil. 

Porque cuidar da pele do rosto?

Engana-se quem acredita que os cuidados com a pele do rosto devem ser iniciados somente quando os primeiros sinais da idade aparecerem. Esses cuidados devem ser realizados em todas as idades, pois é justamente isso que vai impedir o envelhecimento precoce da pele.  

E de quebra, se utilizados os produtos corretos, você ainda consegue combater:

  • desidratação;
  • oleosidade
  • manchas;
  • cravos;
  • espinhas

Além disso, caso você já tenha algum desses problemas, uma rotina de cuidados te ajuda a eliminá-los.

Como cuidar da pele do rosto diariamente - aqui você irá encontrar melhores dicas para melhorar os cuidados da pele! VEJA TODAS AS DICAS!

Entretanto, para que tudo isso se torne realidade, é preciso adotar alguns cuidados rigorosos, mas muito simples, no seu dia-a-dia. Muitas pessoas gastam rios de dinheiro em produtos caros, mas acabam esquecendo do básico. Sem isso, não há produto que dê resultados bons realmente.

Pensando nisso, separei algumas dicas para te ajudar a dar os primeiros passos.

Cuidados básicos com a pele do rosto

Se você decidiu começar a cuidar da sua pele e está perdida em meio a tantos produtos com propostas diferentes, fique tranquila! Foque primeiro no que é essencial, que consiste em quatro etapas: 

  • limpar;
  • tonificar;
  • tratar; 
  • proteger.

Mas é importante ter em mente que você pode fazer todos esses passos e mesmo assim não conseguir bons resultados. Sabe o motivo? Você não está usando produtos específicos para a sua pele.

Por isso é muito importante que você conheça o seu tipo de pele, se ela é seca, mista ou oleosa. Depois disso, você deve procurar cosméticos que foquem nela. Pois eles contêm ativos para te ajudar com seus problemas específicos.

Para as peles oleosas, por exemplo, existem produtos mais adstringentes, que ajudam a controlar a oleosidade. Se utilizados em pessoas com pele seca, entretanto, podem causar diversos problemas.

Então fique bem atenta a esse detalhe antes de adotar os próximos passos, viu?

Limpar

A primeira etapa em sua rotina deve ser sempre a limpeza. De nada adianta aplicar vários produtos em cima de uma pele cheia de impurezas. Por isso essa etapa é tão importante: ela deixa sua pele melhor preparada para receber os produtos seguintes da sua rotina.

Mas existem alguns cuidados que você deve sempre tomar. O primeiro deles é nunca utilizar o sabonete que você usa no seu corpo para o rosto. A pele do rosto é mais sensível e precisa de produtos específicos. Por sorte, existem no mercado diversos produtos com essa finalidade: 

  • Sabonetes em barra;
  • Gel de limpeza; 
  • Espuma de limpeza. 

O que não vale é comprar um produto de limpeza e ficar lavando o rosto várias vezes ao dia pensando que isso vai ajudar a diminuir a oleosidade. Na verdade, esse hábito só piora o problema.

Ao fazer isso você tira a camada de proteção natural da pele, estimulando as glândulas sebáceas. Assim, ocorre o efeito rebote: sua pele ficará mais oleosa que nunca! O indicado é lavar o rosto duas vezes por dia: de manhã, logo após acordar, e a noite, antes de ir para a cama. 

Você deve sempre fazer isso através de movimentos suaves e circulares, deixando o produto agir um minuto antes de enxaguar. Hoje existem diversas escovas de limpeza facial que podem te auxiliar nessa tarefa e ainda realizar uma massagem bem relaxante. 

Limpeza noturna

Na limpeza noturna é bem provável que você esteja de maquiagem. É muito importante que você a remova com algum demaquilante antes de utilizar o sabonete facial, só assim você vai retirá-la completamente

Dormir com maquiagem na pele causa obstrução dos poros. Sendo assim, sua pele não consegue respirar, o que acarreta diversos problemas como cravos e espinhas.

Tonificar

Muitas pessoas classificam essa etapa como dispensável. Mas acredite, ela é mais importante do que você imagina. 

A maquiagem que usamos e até mesmo o sabonete de limpeza facial, desequilibram o pH da nossa pele. O tônico, além de complementar a limpeza, ajuda a recuperar esse equilíbrio perdido. Como se não fosse o bastante, o tônico ainda refresca nossa pele e deixa os poros menos visíveis

Existem tônicos com diferentes ativos na formulação. Portanto, é importante conhecer o seu tipo de pele e as suas necessidades antes de fazer a escolha. Feito isso, a aplicação deve ser feita em todo o rosto com o auxílio de um algodão. 

Tratar

Essa é a etapa que você tem mais liberdade para adaptar de acordo com problemas específicos que você queira tratar: manchas, acne, rugas. Para isso, você pode optar por séruns e ácidos que contenham ativos que te auxiliem nessa tarefa.

Apesar desse tratamento mais potente ser opcional, é sempre bom achar um jeito de incluí-lo na sua rotina, mesmo que você não esteja precisando de nenhum tratamento específico. Afinal, mais vale prevenir do que remediar, não é mesmo?

Entretanto, existe um produto nessa etapa que não pode ser deixado de lado: o hidratante. E se você acha que pode esquecê-lo só porque tem a pele oleosa é melhor ir tirando essa ideia da sua cabeça.

As peles oleosas também precisam de hidratação. A falta dela faz com que a oleosidade só aumente. Por isso procure um hidratante em gel (que costuma ser mais sequinho) para chamar de seu o mais rápido possível.

Como cuidar da pele do rosto diariamente - aqui você irá encontrar melhores dicas para melhorar os cuidados da pele! VEJA TODAS AS DICAS!

Se você não quer usar um hidratante que contenha algum ativo, tudo bem. O importante é hidratar. Só tenha cuidado com os cremes para manhã e noite. Os indicados para o dia costumam ter FPS, por isso nada de usá-los antes de dormir. 

Os cremes para a noite geralmente são mais encorpados, por isso podem causar uma oleosidade indesejada durante o dia. 

Cuidado com a área dos olhos

Existe mais um cuidado que precisa ser tomado com essa etapa: a hidratação da área dos olhos. Você pode achar que é besteira usar produtos específicos para essa região, mas acredite: não é!

A pele na área dos olhos é muito mais sensível que a do resto do rosto, onde surgem as olheiras e os famosos pés de galinha. Muitos produtos contêm substâncias que, além de oferecer uma hidratação mais potente para essa região, ainda por cima tratam esses problemas. 

Proteger

Não adianta nada seguir as outras etapas à risca se você deixa essa de lado, acredite! A proteção solar é muito importante e deve ser feita todos os dias sem falta, mesmo nos nublados. 

O indicado é utilizar o equivalente a uma colher de chá no rosto e pescoço. Então, nada de economia! 

Além disso, é necessário reaplicar o protetor solar durante o dia, principalmente se você fica muito exposta ao sol, passou por sudorese intensa ou lavou o seu rosto. Hoje em dia, existe uma infinidade de produtos que te ajudam nessa tarefa: protetores em bastão que não estragam sua maquiagem, protetores spray e até mesmo pós faciais com FPS. 

Você sabia que também precisamos nos proteger da luz visível? Aquela que vem de lâmpadas, smartphones, tablets, etc. Isso mesmo, esse tipo de luz também traz diversos problemas para nossa pele, inclusive deixa as manchas da nossa pele ainda mais aparentes.

Para se proteger da luz visível você vai precisar de alguma barreira. Ou seja, qualquer produto que forneça cobertura para a sua pele e que tenha cor: protetor solar com cor, base, até mesmo pó facial. 

Cuidados essenciais

Está seguindo todos os passos da rotina, utilizando produtos específicos para o seu tipo de pele, e mesmo assim não viu diferença nenhuma? Fique de olho se você não está deixando de fora da sua rotina esses cuidados apontados como essenciais por um estudo realizado na Universidade do Algarve:

  • Alimentação: existem alguns alimentos que podem estragar o seu sonho de ter uma pele bonita e hidratada, principalmente os muito gordurosos e aqueles que contém muito açúcar. O leite e os seus derivados estão ligados ao aparecimento da acne. Por isso, tente seguir uma dieta mais balanceada, evitando esses alimentos.
  • Água: eu sei que você já está cansada de ouvir que devemos beber 2 litros de água por dia, mas acredite, isso faz toda a diferença para a hidratação da sua pele.
  • Esfoliação: um passo essencial para que a remoção das células mortas, que impedem que os outros produtos sejam absorvidos corretamente. Entretanto, é necessário ter cuidado para não agredir a sua pele. Por isso, é recomendado esfoliar a pele apenas uma ou duas vezes na semana. Você pode usar tanto um esfoliante físico, quanto um químico. 
  • Não espremer cravos, espinhas, etc: a espinha é um inflamação, quando você a espreme, acaba piorando a situação. Além disso, esse hábito provoca manchas e até mesmo cicatrizes que demoram muito tempo para sair. Se você tem um problema muito sério com acne, o indicado é procurar um dermatologista para te indicar um tratamento apropriado. Para os outros casos, existem muitos produtos secativos que podem ser usados ao invés das pontas dos dedos. 
  • Exercícios físicos: sim, eles também podem ajudar você a ter uma pele mais bonita e saudável. Isso porque se exercitar melhora a circulação, entregando nutrientes para as células e também auxilia na produção de colágeno.

Falando em colágeno, você sabia que a falta dele é a responsável pelo envelhecimento precoce? Fique comigo que eu deixei o melhor para o final!

Colágeno: o seu melhor aliado

O colágeno é responsável por fornecer elasticidade e resistência e está presente de forma natural no nosso corpo. Pode ser encontrado nas mais diversas partes de nosso corpo: ossos, vasos sanguíneos, músculos e tendões, pele, cabelo e unhas.

Na pele, é ele que a deixa mais firme e lisinha, sem rugas e sinais de expressão. Ele diminui a flacidez e previne o envelhecimento precoce. O problema é que, com o passar dos anos, a produção de colágeno diminui, o que faz surgir os primeiros sinais de envelhecimento. 

Por sorte, o colágeno também pode ser ingerido por meio de suplementação. A forma mais eficaz e prática de fazer isso é através do colágeno hidrolisado. Basta você tomar a quantidade de cápsulas indicadas por dia.

Hoje, existem muitas opções no mercado, por isso é comum ficar um pouco perdida. Mas uma pesquisa na internet sobre os melhores colágenos pode trazer resultados proveitosos. 

Após fazer a minha, o produto que mais me chamou atenção foi o Renova 31, que vem fazendo muito sucesso e promete curar até 86% da flacidez. Você pode tirar todas as dúvidas sobre ele na resenha feita pelo blog Toda Saudável.

E aí, está pronta para ter uma pele mais bonita e saudável? Seguindo esses passos, tenho certeza que você vai conseguir!

Criou o EuCapricho.com em Agosto de 2007 para compartilhar dicas de moda e beleza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *