Como organizar a geladeira e armazenar os alimentos

Já falamos sobre como organizar a despensa e agora vamos falar sobre organizar a geladeira.
Existem vários cuidados que devemos ter para garantir que os alimentos estejam armazenados de forma correta, não é só jogar tudo dentro da geladeira. Cada tipo de alimento tem o lugar certo em cada prateleira. Confira se você está fazendo certo por aí!

 

 

Primeira prateleira
A parte superior da geladeira é a mais fria, por isso aqui você deve ser guardado todos os alimentos que são mais perecíveis: leite, iogurte, queijos, coisas de café da manhã no geral.

Os ovos também devem vir nessa prateleira e não na porta como costumamos guardar, pois a porta sofre muita variação de temperatura, além de vibrar e correr o risco de quebra-los.
Lembre sempre de tirar os queijos e embutidos das forminhas de isopor, pois este é isolante térmico e o frio não penetra adequadamente. Coloque-os em potes tampados separadamente, pois os produtos derivados de leite tem bactérias que podem contaminar os outros.
Guarde tudo em embalagens fechadas para não espalharem cheiro e nem ressecarem.

 

Prateleiras intermediárias
Aqui você deve armazenar as guloseimas, comida que sobrou, carnes temperadas ou em fase de descongelamento.

Nunca coloque a panela dentro da geladeira! Retire o alimento e guarde em um recipiente com tampa ou com plástico filme. O ideal antes de tampar é esperar que o alimento esfrie, não pode suar.
E para fechar embalagens, nunca utilizar prendedores de madeira, prefira os de plástico próprios para isso ou os araminhos que vem em pão.

 

 

Prateleiras de baixo ou gavetão

Esse espaço é reservado para as frutas, verduras e legumes, sempre embalados para evitar o ressecamento.

Sempre faça a higiene das verduras em solução com água sanitária e não com vinagre e guarde em potes cobertos.
Os alimentos com casaca podem ficar aqui, mas se descascar coloque em recipientes com tampa na prateleira mais alta junto com os alimentos perecíveis.

Porta da geladeira
Guarde os alimentos de baixa pericividade e que serão consumidos rapidamente como água, refrigerantes, sucos, geleias, ketshup, mostarda, vinagre, azeitona e conservas no geral.

Lembrando que não é indicado guardar lata abertas na geladeira, pois elas podem enferrujar e contaminar o alimento. Coloque em potes de plástico ou vidro. Se não tiver pode forrar algum recipiente, até copos, com o plástico filme!
Cuidado também com o peso das bebidas na porta da geladeira. O peso pode sobrecarregar a porta e faze-la envergar, prejudicando a vedação da mesma. Nesse caso coloque as garrafas deitadas nas prateleiras do meio.

Freezer
As carnes cruas possuem longo prazo de validade quando mantidas no freezer. Faça porções e congele em saquinhos.
Alimentos comprados congelados devem ir direto para o freezer. Se forem descongelados, não devem voltar para lá.

E se for congelar algum item, congele-o já higienizado!

 

 

DICAS

Quem disse que você não pode usar caixas organizadoras e cestas na geladeira?
Elas ajudam a categorizar os itens e facilitam a você encontrar o que precisa sem ter que tirar tudo o que está na frente!

 

 

Também é importante fazer a limpeza da geladeira com certa periodicidade. Lá no NaMedida tem um vídeo passo a passo de como fazer a limpeza usando bicarbonato e vinagre, confira!

Essas dicas vão te ajudar não só a manter tudo no lugar como também a cuidar da saúde de sua família!

Bjinhos
Carla Carvalho

Site: www.carlanamedida.blogspot.pt/
Instagram : instagram.com/blognamedida
Face : www.facebook.com/blognamedida
Youtube: www.youtube.com/NaMedidaCarlaCarvalho

Deixe um comentário