Móveis coloridos

Os móveis coloridos são opções versáteis para decorar a casa, pois combinam com os mais diferentes estilos de cômodos. As cores deixam o ambiente mais alegre do que elegante, portanto se você é mais ousada e tem esse perfil mais descontraído, a dica é escolher peças que se encaixem com o visual do seu lar e com o que já faz parte da decoração.

 

 

Tente apostar em cores que não briguem com o restante do ambiente e evite o excesso delas, mesmo que estejam em sintonia, para não deixar o visual carregado.
Onde aplicar as cores? Em sofás, poltronas, mesas de centro, mesas laterais, aparadores, criado mudo, armários e cadeiras.
Agora, se você é mais clássica e tem medo de ousar, tenha um ponto de destaque colorido e misture com outros de tons neutros como cinza e bege, e com madeira, você vai ver como o contraste faz toda a diferença. Você também pode optar pelas cores em tecidos, almofadas e acessórios mais coloridos.
Já nas paredes, as cores brancas e cinzas são a base ideal para você brincar com as cores nos móveis, mas também há quem prefira paredes coloridas com móveis neutros, pois é mais fácil de mudar se você enjoar.

 

Como combinar as cores
Antes de irmos às inspirações, quero explicar um pouco como você pode combinar as cores para o ambiente ficar harmônico.
Para isso, nos baseamos no circulo cromático, que é uma representação simplificada das cores percebidas pelo olho humano. É composto por doze cores: 3 primárias, 3 secundárias e 6 terciárias.

 

 

As análogas são cores vizinhas no circulo cromático;
As complementares são as opostas no circulo cromático;
E a tríade são 3 cores equidistantes no circulo cromático;
Quaisquer cores dentro desses conjuntos ficarão harmônicas quando combinadas.
As cores não precisam ser necessariamente vibrantes, podem ser em tons pastéis.

 

 

Você também pode combinar a mesma cor em tons diferentes, o tom-sobre-tom.

 

E onde usar esses móveis coloridos? Você pode usar em todos os ambientes da casa. Pode escolher um canto para ser mais colorido ou usar em vários ambientes ao mesmo tempo, só cuidado para não ficar enjoativo.

 

Corredor e hall de entrada
Podemos usar móveis coloridos com paredes também coloridas ou papéis de parede. Elas não precisam combinar, mas tem que ficar harmônico. Se seguir as ideias do circulo cromático fica mais fácil de acertar!
(azul e amarelo – cores complementares)

 

 

Estampas também entram para coordenar com as cores lisas e deixar a combinação ainda mais interessante! Repita pelo menos uma das cores da estampa na cor lisa.

 

 

 

(roxo e amarelo – cores complementares)

 

 

Misturar elementos rústicos aos móveis coloridos é uma maneira interessante de modernizar a decoração. Combine, por exemplo, um aparador de cor vibrante com piso em madeira rústica.

 

 

Sala
(verde, azul e roxo – cores análogas)

 

 

(azul, amarelo e vermelho – tríade)

 


(azul e rosa – cores análogas)

 

 

Área de lazer e escritório

 

 

Cozinha e sala de jantar
Uma ótima solução para a mesa de jantar é usar cadeiras diferentes. Pode ser modelos diferentes com diversas cores, mesmo modelo com cores diferentes, etc. Isso cria um ambiente mais descontraído, esbanjando criatividade.

 

 

(azul e laranja / rosa e verde – cores complementares)

 

 

Quarto

 

 

Banheiro

 

 

Portas
Você também pode colorir as portas da sua casa ao invés dos móveis. Deixa o ambiente super original!

 

 

Restaurar móveis
Se você não pode, ou não quer investir em móveis novos, por que não restaurar os seus antigos pintando você mesmo ou mandando a um lugar especializado? Móveis antigos ficam ótimos coloridos e sai mais barato do que você comprar um novo!

 

 

Gostaram das dicas? Em qual cor vocês apostariam para um móvel, ou quais combinações de cores?

bjs
Carla Carvalho

 

Instagram : https://instagram.com/blognamedida

Face : https://www.facebook.com/blognamedida

Site: http://www.carlanamedida.blogspot.pt/

Deixe um comentário