Colonia del Sacramento

Outros

Olá, meninas! Tudo bem com vocês?
Vocês estão gostando dessa série de destinos da América do Sul?
Hoje eu gostaria de falar de uma cidadezinha deliciosa e super romântica no sul do Uruguai: Colonia del Sacramento.

 

colonia1

 

Quando eu me lembro desse destino, logo me vêm à memória as casinhas coloridas, o cafezinho em frente ao Mar del Plata, o cheirinho de lenha, parilladas suculentas, vinhos aveludados e uma brisa gelada. Para quem gosta de calmaria, este é o lugar ideal para relaxar e curtir o namorado. É claro que vocês podem viajar com as amigas para lá (como eu fiz), mas não se surpreendam se só encontrarem casais apaixonados em Colonia.

 

 

colonia5

 

Para chegar a Colonia del Sacramento, vocês podem ir por terra, de Montevidéu, de carro ou de ônibus, ou de barco. Colonia fica a apenas 180 km da capital e o acesso é pela Ruta 1. De ônibus, vocês podem ir pela empresa COT, que faz a viagem em pouco mais de duas horas. Eu fui de barco, vindo de Buenos Aires. No Puerto Madero, peguei o barco da Seacat, mas há outras duas opções: Buquebus (a mais famosa) e Colonia Express. Todas as companhias têm dois tipos de barco: o lento (que leva em torno de 3 horas) e o rápido (1 hora e meia).

 

colonia3

 

Eu escolhi a Seacat porque ouvi algumas reclamações de atraso e até de cancelamento dos barcos da Colonia Express; e a Buquebus tem as passagens mais caras do mercado. Todos os barcos saem do mesmo terminal, que tem o nome da Buquebus, então, mesmo que vocês comprem passagens de outra companhia, é do mesmo terminal que vocês devem partir.

 

colonia6

 

Comprei primeira classe para a ida por $209,00 (pesos argentinos) – fiquei no andar de cima e tomei até champanhe! –, e classe turista para a volta, por $174,00. Como o embarque é internacional, é preciso passar pela imigração e, por isso, a companhia aconselha chegar ao porto com duas horas de antecedência. A viagem é bem tranquila e vocês quase não percebem quando chegam ao outro país.

 

colonia4

 

Quando aportarem em Colonia del Sacramento, vocês podem pegar um táxi ou um ônibus para o hotel, já que o terminal de ônibus é colado no porto. A passagem de ônibus custa 0,13 pesos uruguaios (o táxi me custou 200 pesos uruguaios, para um trajeto de 7 km – meio carinho, né?). Eu me hospedei no Days Inn Resort Casa del Sol, um hotel fazenda delicioso, mas um pouco distante do Centro histórico (não dá para ir a pé).

 

colonia2

 

Em Colonia, o que vocês têm a fazer é caminhar pelo centrinho histórico. Com arquitetura colonial e costumes portugueses e espanhóis, a cidade tem ruas tranquilas e muitas, muitas flores. Não deixem de visitar o centro também à noite, quando a cidade fica iluminada por lamparinas e tudo fica ainda mais romântico. Por falar em noite, não há badalação por lá, mas dá para se esbaldar na comilança (não se esqueçam de provar o doce de leite, hmmm!). Recomendo a Taberna de Los Milagros, um restaurante/bar que tem uma parrilla com preço bem interessante, além de vinhos uruguaios deliciosos (e um canto de bolero para alegrar o clima). Outro restaurante delicioso é o El Drugstore, que fica bem na frente da Igreja central, na esquina com a Calle Portugal (a rua onde estão aqueles carros que viraram floreiras, bem famosos por ali). Lá, tem um ceviche maravilhoso, uma ótima cantora na hora do almoço e muitas coisinhas para se olhar na decoração.

 

Não deixem de visitar a Plaza Mayor e subir no farol da cidade. A Calle de Los Suspiros também é muito famosa por lá. E quando o sol estiver indo embora, corram para o Lentas Maravillas, uma casa que foi transformada em café/restaurante e acolhe apenas algumas pessoas (só há três mesas na sala principal e algumas cadeiras no jardim). Eu tomei um café “cortado”, deitada em uma espreguiçadeira, de frente para o Mar del Plata e foi uma experiência deliciosa.

 

Colonia del Sacramento é uma delícia de cidade, perfeita para relaxar por uns dois dias. Não esperem muita diversão, mas aproveitem a calmaria, o cheiro gelado e as ruas que mais parecem cenário de filme. Última dica: evitem ir no inverno – faz um frio danado! ;)

 

Boa viagem e até a próxima semana!

Beijos,

 

Acompanhe o trabalho da Luciana Sabbag
BlogInstagramFacebook

Luciana Sabbag