Velozes & Furiosos 5 – Operação Rio

Cinema - Filme da Semana - Outros

velozes1 Velozes & Furiosos 5 – Operação Rio

Gênero: Ação / Lançamento: 2011 (EUA) / Censura: 14 anos / Atores: Paul Walker, Vin Diesel, Jordana Brewster, Tyrese Gibson.

 

O ex- policial Brian (Paul Walker) firmou uma parceria com ex-condenado Dom Toretto (Vin Diesel), ambos no lado oposto da lei. Agora, escondidos em um canto no Rio de Janeiro, eles precisam entregar um último trabalho para ganhar a liberdade. Enquanto montam sua equipe de elite de pilotos de corrida, eles sabem que mesmo se o plano der certo, terão de confrontar um cara corrupto, que quer vê-los mortos. Mas ele não é o único de seus problemas.

velozes2 Velozes & Furiosos 5 – Operação Rio

Dominic Toretto (Vin Diesel) foi resgatado da prisão por sua irmã Mia (Jordana Brewster) e Brian O'Conner (Paul Walker), que realizam um ousado resgate sobre rodas. Logo em seguida, Brian e Mia vão até o Rio de Janeiro, onde encontram Vince (Matt Schulze), amigo de infância de Dom e desafeto de Brian desde o primeiro filme da franquia. Ele propõe ao casal o roubo de carros que estão sendo levados em um trem, algo que, segundo ele, será uma operação simples que renderá um bom lucro. Porém quando o assalto dá errado Dom, Brian e Mia são responsabilizados pela morte de três agentes do Departamento de Justiça Norte-americano.

 

Durante a operação, Dominic reaparece e diz à irmã que os planos mudaram. Ela então leva um dos carros a um esconderijo em plena favela carioca, deixando Dominic e Brian enfrentando policiais e bandidos. Ao desmontar o carro, o trio descobre que ele contém um chip com todas as operações ilegais de Hernan Reyes (Joaquim de Almeida), incluindo onde guarda o dinheiro arrecadado.

 

Esse é o momento onde eles decidem e planejam roubar milhões de dólares do empresário e com isso comprarem sua liberdade, contando com a ajuda de vários amigos e é aí que Dom, Mia (Jordana Brewster) e Brian (Paul Walker) realizam um verdadeiro recrutamento e selecionam os maiores  especialistas ( reunindo, assim,  personagens que obtiveram algum destaque nos filmes anteriores). E o que era para ser um simples roubo de carros, passou a ser um assalto milionário. Só que um agente linha dura do FBI (Dwayne "The Rock" Johnson) esta na cola deles.

velozes3 Velozes & Furiosos 5 – Operação Rio

Tem ação? Tem! Tem velocidade? Tem!

 

Mas, assim como quase todas as produções hollywoodianas que contam histórias passadas no Brasil, eles erram em muitas coisas. Colocam viadutos onde não tem, lugares que simplesmente não existem no Rio. Isso, dentre outras mancadas que podemos perceber ao longo do filme.


Mas isso deixo para quem assistir ;)

Como fã dos filmes Velozes e Furiosos ou fã do Dom.. Rsrs, claro que gostei da atuação dos atores e da ação que fica por conta do filme. Quanto a isso, não temos muito que questionar. Vin Diesel surpreende a cada filme da franquia. Ele é o máximo pronto, falei!

 
*Curiosidades:

– A grande maioria das cenas foram rodadas na Costa Rica e em Porto Rico;
– O filme teve cenas rodadas no Rio de Janeiro, em locações como Praia de Ipanema, Lapa, Corcovado, entre outros pontos turísticos da cidade;
– É o 3º filme da série a ser dirigido por Justin Lin. Os demais foram Velozes e Furiosos – Desafio em Tóquio (2006) e Velozes e Furiosos 4 (2009);
– Não saia antes dos créditos finais porque uma cena adicional é bastante reveladora!
*Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=BGlGTy90Kuk

dry2011 Velozes & Furiosos 5 – Operação Rio

Dry di Moraes