Não abuse do alicate

Esmalte da Semana - Esmaltes - Eucapricho

Você pode achar que não mas uma leve brincadeira de manicure em casa pode lhe causar sérios problemas.

Para não correr nenhum risco de infecção é recomendado que você deixe os seus instrumentos de manicure sempre limpos como, alicates, espátulas, etc.



Outra dica para evitar problemas é não “cutucar” as cutículas ou retirar sem necessidade os cantos das unhas, essa brincadeira pode lhe trazer problemas como a “Paroníquia”.

A “paroníquia” é uma inflamação que aparece ao redor do dedo e perto da unha, ela acontece quando você provoca algum tipo de lesão no dedo. Se você não tem pratica em retirar a cutícula na hora de fazer as unhas é melhor nem tentar, deixe a cutícula lá e assim que possível vá a manicure.

Os sintomas da “paroníquia” são: inchaço do dedo, calor, dor, e acumulo de pus.

No caso desses sintomas é recomendado que você deixe o dedo na água morna durante 15 minutos e depois repetir esse processo de 3 à 4 vezes por dia. É importante deixar o dedo na água morna pois assim você conseguira drenas o pus que ficou concentrado no local. E se o inchaço continuar por muito tempo você tem que procurar um dermatologista, e se mesmo assim o caso não melhorar com remédios o dermatologista terá que fazer um micro corte no dedo para poder retirar todo o pus.

Viu como uma simples brincadeira de retirar as cutículas em casa pode trazer um problemão para você?!

E o caso fica ainda pior para quem tem diabetes.

Ah! E se você que tem o costume de roer as unhas está ai comemorando, pode parar, porque quem roe as unhas também tem grandes chances de contrair a “paroníquia”.

Luiza Gomes